Seu novo portal de comunicação no Cariri Paraibano !


sábado, 9 de janeiro de 2016

Veículos que tenham placas com final 1 e 2 tem IPVA com desconto até o dia 29



http://cdn1.mundodastribos.com/2016/01/Parcelamento-IPVA-2016-passo-a-passo-2.jpg


Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 ou 2 podem obter 10% de desconto no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA efetuado até o dia 29 de janeiro na modalidade cota única (à vista). O prazo é o mesmo para os donos que queiram parcelar o imposto em três vezes, sem desconto, efetuando o pagamento da primeira parcela até o último dia útil de janeiro.

Os boletos para pagamento podem ser impressos diretamente no site do Detran através do link www.detran.pb.gov.brou o proprietário pode aguardar o envio pelos Correios, sendo importante ressaltar que, para essa opção, faz-se necessário que o usuário mantenha o endereço atualizado junto ao Detran.
O envio dos boletos para as residências vai ser iniciado a partir do dia 15 e os usuários que optarem por essa modalidade deverão aguardar também o envio do documento após a quitação dos débitos. Já os usuários que optarem pelo pagamento através das guias do site devem retirar o documento (CRLV) em um dos postos de atendimento do Detran.

Boletos falsos – O diretor de Operações do Detran-PB, Orlando Soares, alerta que, para uma maior segurança no pagamento, os usuários podem consultar a situação de seus veículos junto ao site do órgão e confirmar os dados do boleto. “É possível fazer isso comparando os dados a partir do número do Renavam [Registro Nacional de Veículos Automotores] e do número da placa do veículo. Se houver qualquer dúvida, o usuário deve procurar imediatamente um dos postos de atendimento do Detran”, pontuou. O diretor ressaltou ainda que o órgão não envia boletos por meios eletrônicos. “O Detran não envia boletos ou multas por e-mail nem por mensagens de texto, apenas através do serviço dos Correios”, completou.

Com Cariri Ligado

Governo do Estado mostra desinformação ao anunciar que Monteiro teve apenas 9 casos de chikungunya; Confira:



 http://www.portalcandoi.com/resources/img/news/78/image_1.jpg

 O Governo do Estado da Paraíba virou piada em Monteiro ao afirmar que apenas 9 casos da febre chikungunya foram registrados no município ao longo de todo um surto que atingiu mais de 90% das famílias da cidade nos últimos meses. A informação divulgada pelo Governo do Estado gerou revolta nos monteirenses, que garantem que os dados são totalmente mentirosos, pois não foram realizados exames para constatar a doença, bem como a Secretaria de Saúde do Estado só chegou ao município para combater o surto depois de várias semanas de contaminação do mosquito, e que a Prefeitura já estava fazendo o combate ao surto.

Para se ter uma ideia de como o Governo do Estado tenta maquiar o surto provocado pelo Aedes Aegypti na Paraíba, apenas no município de Monteiro mais de 90% das famílias tem registros da doença na maioria de seus familiares. “Somente em Monteiro daria para cobrir este número apresentado em toda a Paraíba pelo Governo do Estado”, desabafou a monteirense Izabel Batista.

A revolta na cidade de Monteiro aumentou depois que o governador Ricardo Coutinho recebeu críticas de que abandonou a cidade de Monteiro depois que foi reeleito. O governador não deu qualquer posicionamento sobre o caos que a população de Monteiro está vivenciando depois que o mosquito Aedes Aegypti  começou a atacar os monteirenses.

Veja a matéria que provocou a revolta do povo de Monteiro:
De 1º de janeiro de 2015 a 2 de janeiro de 2016 (52ª semana epidemiológica), foram notificados na Paraíba 28.184 casos suspeitos de dengue, sendo 11.469 confirmados e 6.421 descartados. Outros 89 casos foram classificados como dengue com sinais de alarme e 13 casos de dengue grave. Em 2014 (até a 53ª SE), registrou-se 7.551 casos de dengue, o que representa um aumento de 273,25%.
Pelos dados constantes no boletim, observa-se que o pico da incidência ocorreu no mês de maio (161,43 casos/100mil habitantes), seguido de uma redução em junho (73,73 casos/100mil habitantes), com uma nova elevação em dezembro (42,72 casos/100mil habitantes). A incidência até a 52ª Semana Epidemiológica na Paraíba é de 547,91 casos a cada 100 mil habitantes, o que sinaliza a epidemia durante o ano de 2015.

Ainda segundo o boletim, a maior predominância de municípios em epidemia está na 3ª e 4ª macrorregião, seguida da 2ª e 1ª macrorregião, respectivamente. “Observamos que os municípios em epidemia estão presentes e distribuídos por toda a Paraíba, fato este que confirma a necessidade de uma vigilância ativa no combate ao Aedes aegypti, bem como o envolvimento da população como ator principal, uma vez que a maior parte dos criadouros está em domicílios”, disse a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Izabel Sarmento.

Já o número de óbitos confirmados por dengue no Estado registrou uma redução de 44,4%. Em 2015, até a 52ª Semana Epidemiológica, foram cinco óbitos notificados, contra nove confirmados no mesmo período de 2014. Os óbitos que se encontram em investigação estão aguardando o resultado do laboratório do Instituto Evandro Chagas, no Pará, e seguem acompanhados pela área técnica e municípios, conforme preconizado por protocolo do Ministério da Saúde.

Febre chikungunya – Na Paraíba, até a 52ª Semana Epidemiológica, foram notificados 23 casos suspeitos da doença, em residentes dos municípios de Monteiro (9), Cajazeiras (6), Barra de São Miguel (3), Amparo (2), Umbuzeiro (2), Cachoeira dos Índios (1), Coremas (1), Pombal (1), Campina Grande (1), Alhandra (1) e João Pessoa (1).

A SES lembra que todo caso suspeito de chikungunya é de notificação compulsória imediata e deve ser informado em até 24 horas às esferas municipal, estadual e federal. Para a notificação deve-se ligar para 0800 281 0023, 3218 7331 ou 98828 2522.

Febre pelo zika vírus – A Paraíba conta com três Unidades Sentinelas do zika vírus implantadas nos municípios de Bayeux, Campina Grande e Cajazeiras, conforme recomendação do Ministério da Saúde, com a quarta Unidade Sentinela em processo de implantação em Monteiro.

“Para que as atividades de intervenção sejam desencadeadas não é necessária a confirmação laboratorial, tendo em vista que as ações epidemiológicas e ambientais devem ser permanentes”, explicou Izabel Sarmento.

Quanto à situação laboratorial, no mês de maio, na Paraíba, foram enviadas 20 amostras do estudo realizado pelo Episus/MS, sendo 12 positivas e oito não detectáveis.

Síndrome Guillan-Barré – De julho até o momento, foram informados pelos serviços hospitalares 22 casos suspeitos da síndrome, sendo 16 descartados e seis em investigação por suspeita de ter co-relação com o zika vírus.


Mesmo não se tratando de uma doença de notificação compulsória, conforme portaria 1.271/2014 MS, a SES, por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, recomenda a todos os serviços de saúde a comunicação à Área Técnica da Vigilância Epidemiológica – Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas e à Coordenação dos Núcleos Hospitalares de Vigilância Epidemiológica, por meio dos telefones 3218 7331, 3218 7381 ou 3218 7317.

Com Cariri Ligado

NO CARIRI: Homem morre após queda de escada


http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/30600961.jpg
Juazeirinho - PB


 Um homem de aproximadamente 42 anos, conhecido como “Deda de Baldo”, morreu ao cair de uma escada enquanto trabalhava na reforma de uma casa no Alto da Bela Vista, zona norte da cidade de Juazeirinho.

“Deda” estava consertando o telhado de uma residência nesta quinta-feira (7) quando caiu de uma altura de aproximadamente 3,5 metros e bateu violentamente com a cabeça no piso de cerâmica.

Ele foi socorrido entre a vida e a morte para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde permaneceu internado, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu nesta sexta-feira (8).

A causa da morte do juazeirinhense foi traumatismo craniano.

“Deda” era filho do popular Baldo, marchante que há décadas comercializa carne de bode no mercado público de Juazeirinho.

Com Heleno Lima

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

MEC: Participantes já podem consultar os resultados individuais do ENEM 2015


 http://famososnaweb.com/wp-content/uploads/2015/05/enem-2015.jpg

 Os resultados individuais de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 estão disponíveis para consulta on-line. Para ter acesso às notas, basta ao participante informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.
 
A senha do Enem é a mesma que será usada para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá as inscrições abertas na segunda-feira, 11, e encerradas na quinta-feira, 14.
Conforme estabelecido no edital do Enem de 2015, os resultados para fins exclusivos de 
autoavaliação de conhecimentos do participante menor de 18 anos — no primeiro dia de realização do exame —, que concluirá o ensino médio após 2015, serão divulgados em março próximo.

As provas objetivas do Enem são corrigidas com base na teoria de resposta ao item (TRI), diferente da teoria clássica, pela qual o número de acertos corresponde à média final. A TRI qualifica o item de acordo com os parâmetros:
  • Poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os participantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm.
  • Grau de dificuldade.
  • Possibilidade de acerto ao acaso. Ou seja, de chute.
Como a TRI pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor e errar aqueles com nível de dificuldade maior, o padrão de respostas do participante é levado em consideração no cálculo do desempenho. Como a TRI não tem um limite, inferior ou superior, padrão entre as áreas de conhecimento, as notas dos participantes não variam entre zero e mil. Elas podem ultrapassar os mil pontos.

Notas — Nesta edição do Enem, o desempenho em matemática foi o destaque. A nota máxima chegou a 1.008,3, a maior já registrada na história do exame — na edição anterior, o máximo ficou em 973,6. A tendência de aumento no desempenho em matemática comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área. O desempenho mínimo foi de 280,2.
A prova de ciências da natureza registrou a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. Em ciências humanas, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 825,8; a mais baixa, 302,6.

Os resultados do Enem de 2015 podem ser conferidos na página do Exame na internet.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Inep divulga notas do ENEM nesta Sexta-Feira (08), espera vira piada em Redes Sociais; Confira:


 Famoso gif criado a partir do filme Pulp Fiction também foi usado





O Ministério da Educação divulgou as datas do processo de seleção unificada o SISU , que segundo o governo as notas do ENEM 2015 seriam divulgadas na então Sexta - Feira (08) e o processo de inscrição dos estudantes a partir do dia 11 de janeiro até o dia 14 e resultados no dia 18 de janeiro.

Aproximadamente 5,7 milhões de estudantes aguardam as notas e o cronograma do SISU 2016 referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2015), notas essas que serão divulgadas no site INEP, a aflição e expectativa dos estudantes brasileiros se refletiram nas redes sociais onde vários internautas ironizaram a demora do INEP.

Confira abaixo imagens que circulam por várias Redes Sociais:


Não faltou criatividade entre os usuários do Twitter


Cenas da série Orange Is The New Black também viraram tweet











Internautas resgataram memes famosos em 2015

















 Usuários do Twitter criam piadas enquanto esperam pelas notas



Informativo Regional

Motos cinquentinha na PB só podem circular com emplacamento regularizado


 http://portalcorreio.uol.com.br/obj/11/146606,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg




Mais de 10 mil ciclomotores de 50 cc, as chamadas “cinquentinhas”, já foram emplacados na Paraíba. Com o término do prazo, o Departamento Estadual de Trânsito continua realizando os registros, mas alerta para que os proprietários não circulem com os veículos enquanto não regularizarem o emplacamento.

A portaria de nº 251/15 do Detran-PB estabeleceu aos proprietários das “cinquentinhas” o prazo de até 31 de dezembro de 2015 para realização do registro e licenciamento.

Com o objetivo de beneficiar os proprietários, o Detran alerta que os usuários que ainda não realizaram o emplacamento de seus veículos podem optar pela realização do registro tendo 2016 como ano base, pois só precisarão renovar o licenciamento em 2017.

Já os usuários que optarem por emplacar seus veículos tendo 2015 como ano base terão que realizar a renovação do licenciamento ainda este ano.

Os valores para o registro e licenciamento dos ciclomotores são de R$ 43,08 referentes ao 1º emplacamento, R$ 10,77 à taxa dos Bombeiros e R$ 50,00 à colocação da placa.

Em relação ao seguro DPVAT, os proprietários dos ciclomotores de até 50 cilindradas, incluídos na nova categoria 8, pagarão o valor de R$ 134,66. Assim, o valor total do registro e licenciamento é R$ 238,51.

Procedimento para registro
O primeiro passo é o comparecer no atendimento exclusivo do Detran para ciclomotor, onde será verificada a autenticidade da nota fiscal e a existência de cadastro do ciclomotor no Denatran.
Caso o veículo não possua cadastro no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan), o proprietário será orientado a solicitá-lo junto à concessionária. Se a revenda não estiver mais ativa, o interessado deverá procurar outra loja da mesma bandeira ou o fabricante.

O procedimento seguinte é a vistoria veicular, emissão e o respectivo pagamento das taxas. Por fim é feita a colocação da placa.

Os proprietários podem tirar todas as dúvidas acerca dos procedimentos necessários para o emplacamento no passo a passo disponível no site: www.detran.pb.gov.br.

Com Cariri Ligado

Rio Taperoá já começa a receber águas em 2016


https://joaoesocorro.files.wordpress.com/2012/03/rio-taperoa.jpg
Rio Taperoá
 Com as chuvas chegando, já é possível vislumbrar uma mudança brusca da paisagem árida do Cariri paraibano, castigada há cerca de quatro anos pela insistente estiagem.
 
Mas como diz a Bíblia Sagrada, “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” e, justamente, nesta quarta-feira (6) a noite, por exemplo, choveu em várias cidades desta região, o que possibilitou um bom acúmulo de água e, com a terra molhada, os agricultores já vislumbram dias melhores com a possibilidade de uma grande colheita.

Em Taperoá, um dos municípios mais castigados pela seca, agricultores estão animados e semeando a terra molhada.

O Rio Taperoá também começa a receber as primeiras águas, conforme registrou o  internauta, Renan Lima ao passar pela passagem molhada, Vereador Antônio Melquíades Vilar,  no sítio Mineiro da Volta e ver o Rio Taperoá transbordando.

“Ao sair para trabalhar, me deparei com essa cena maravilhosa”, alegra-se o servidor público taperoaense.

com  Heleno Lima

Homem é morto a tiros após cobrar dívida de R$ 200 em cidade do Cariri


camalau
Camalaú - PB
 A cobrança de uma dívida acabou em morte, nesta quinta-feira (07) no município de Camalaú no Cariri, a 302 km de  João Pessoa.

Segundo informações, um homem identificado por Josa de Paulo Belo,  foi morto a tiros, após cobrar uma dívida de R$ 200 reais, no sitio Gerimum, zona rural do município.
O suspeito fugiu logo depois de efetuar os disparos.

com O Pipoco

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Em Sumé, bandido assalta Loja em plena luz do dia



Na tarde desta quarta-feira na cidade de Sumé, mais precisamente no Bairro da Várzea Redonda a loja AD Variedades foi vítima de assalto.Segundo informações, um homem de baixa estatura, vestido com uma camisa branca, calça jeans com o braço tatuado adentrou o estabelecimento e efetuou a ação.

Ao perceber câmeras no local o suspeito adentrou a loja com um capacete que tirou logo em seguida e pôs novamente após ver câmeras também no interior do local onde se encontravam uma funcionária e um cliente.

O Individuo armado com um revolver obrigou as pessoas que estavam no recinto a se ajoelhar e levou uma quantia em dinheiro e alguns objetos.

A Polícia Militar efetuou diligências na imediações da Loja e também no Bairro da Várzea, mas até o momento ninguém foi localizado as imagens das câmeras de segurança serão usadas para ajudar na identificação do suspeito.

Informativo Regional

Água vai aumentar na PB, reajuste de 21,71% foi aprovado na tarifa de água


A Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) aprovou um reajuste de 21,71% na tarifa da água distribuída pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). O aumento deve ser publicado nesta quarta-feira (6), na edição do Diário Oficial do Estado retroativa ao dia 30 de dezembro. O aumento deve passar a vigorar em fevereiro. O reajuste não atinge consumidores que são beneficiados com tarifa social.
De acordo com o diretor executivo de Fiscalização e Regulação da ARPB, Frederico Augusto Pitanga (Fred Pitanga), o percentual aprovado pela agência ficou um pouco abaixo do proposto pela Cagepa, que era de 22,61%.
Com o acréscimo do novo reajuste tarifário, a tarifa mínima dos usuários residenciais que consomem até 10m³ de água, na tarifa normal, sai de R$ 26,93 atualmente para R$ 32,78. Para os imóveis que possuem os serviços de água e esgoto, a tarifa aprovada é de R$ 59,00.
Tarifa social – Os clientes inscritos no programa Tarifa Social, que não serão afetados pelo reajuste, permanecem com o valor de R$ 11,62 para serviços de água e esgoto, pelo sexto ano consecutivo.
De acordo com a Cagepa, o reajuste foi elaborado a partir da necessidade com os custos da empresa com insumos, a exemplo dos produtos químicos que aumentaram até 40% e a energia elétrica subiu 32,50%, de 2014 para 2015.
Conforme a resolução da ARPB, na categoria comercial a tarifa mínima dos usuários que consomem até 10m³ vai ficar em R$ 58,49, somente água, e R$ 111,13 se somados água e esgoto. Na categoria industrial, a tarifa mínima para consumo até 10m³ será R$ 70,85 (água) e R$ 134,62 a soma de água e esgoto. Também tem a categoria público, em que a tarifa para até 10m³ ficará em R$ 66,43, e R$ 132,86 se tiver serviço de esgoto.
Com Paraíba Mix

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

No centro de cidade do Cariri , bandidos realizam assalto e disparos


IMG-20160105-WA0022
Panificadora Brasil em Juazeirinho

Dois bandidos em uma motocicleta e armados de revólver efetuaram mais uma ação criminosa em Juazeirinho, o segundo assalto do dia foi registrado na Panificadora Brasil em frente a rodoviária.
Segundo informações os meliantes chegaram a disparar tiros. Felizmente eles não conseguiram levar dinheiro.
A Polícia Militar está em diligencia buscando suspeitos.
com Imparcial PB

NO CARIRI: Incêndio deixa uma vítima fatal


incendio_monteiro_iml
Um incêndio registrado na noite desta terça-feira (05) deixou uma vítima fatal, na Rua Severina Matos, no Loteamento Assis Bastos, na cidade de Monteiro, Cariri paraibano. A vítima fatal foi uma mulher, de nome ainda não identificado.
De acordo com informações, moradores viram a fumaça na casa, e quando deram conta, boa parte dos cômodos já estavam incendiados. Com a ajuda de moradores, a Polícia Militar conseguiu apagar o fogo, e encontrou um corpo totalmente carbonizado dentro da residência.
Ainda de acordo com informações de moradores, a mulher estava doente, com suspeitas de Chikungunya ou dengue, e foi para o seu quarto descansar, porém deixou uma panela no fogo, o que possivelmente provocou o incêndio. O marido da vítima, conhecido como Chapolin feirante, estava viajando, e os filhos da mulher se encontravam na casa de parentes na zona rural de Monteiro.
O corpo foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL), de Campina Grande. Uma perícia será realizada no local do incêndio, para ser descoberta a real causa que o provocaram.
com Vitrine do Cariri

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Segundo AESA, 2016 terá período favorável de chuvas


A meteorologista Marle Bandeira da Agencia Execultiva de Gestão das Aguas (AESA), fez previsões para o ano de 2016 no que diz respeito as chuvas na Paraíba.
Segundo ela, em ano de El Niño os vórtices ciclônicos atuam com mais frequência nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro e, dependendo da localização do mesmo, traz chuvas para o estado da Paraíba.
Marle explicou que outro fator que está favorecendo a vinda das chuvas para o estado é uma “tendência de anomalias positivas do oceano Atlântico”.

-Isto é muito bom porque coincide com o período chuvoso do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão que é de fevereiro a maio. Essa tendência de enfraquecimento até março do El Niño com o aquecimento das águas do Atlântico contribui para um período chuvoso favorável – disse a meteorologista.
Com Cariri Ligado

Em Monteiro, colisão entre motos deixa 3 pessoas feridas


pop_acidente_mnt
Três pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito na tarde deste sábado (3°), na Avenida Cel. João Santa Cruz, no centro da cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. O acidente aconteceu por volta das 16:15hs, próximo ao Açougue Público.
De acordo com informações apuradas, uma moto Honda Pop seguia pela avenida, quando repentinamente uma moto Honda Bros 300 entrou na rua. O condutor da pop, um homem ainda não identificado, não conseguiu desviar e acabou se chocando com a Bros, que era conduzida por uma mulher, também não identificada.
O SAMU foi acionado e socorreu as vítimas para o Hospital Regional de Monteiro. Ainda conforme informações, o condutor da pop teria sofrida fraturas pelo corpo, e o passageiro teria sofrido ferimentos leves no rosto. A condutora da Bros sofreu um corte na altura da cabeça. Ambos não correm risco de morte.
A Polícia esteve no local e tomou as medidas cabíveis.
 Com Vitrine do Cariri

27 Prefeitos são réus em ações penais do TJPB 2 Prefeitos são do Cariri


Tribunal de Justiça da Paraíba
O Tribunal de Justiça da Paraíba instaurou, em 2015, 27 ações penais contra prefeitos paraibanos acusados de crimes contra a administração pública. Os gestores responderão sem a necessidade de se afastar dos cargos. As informações são do Jornal da Paraíba, na edição deste domingo. As denúncias foram analisadas ao longo do ano pelo pleno do TJPB, que se reúne sempre às quartas-feiras. Na maioria dos casos eles são enquadrados no decreto-lei nº 201/67, que trata dos crimes de responsabilidade, que só podem ser julgados pelo Poder Judiciário. Em razão do foro privilegiado, eles são submetidos a julgamento pelo Tribunal de Justiça. Entre as 27 ações penais instauradas pelo TJ, está as dois prefeitos de Serra Branca, Eduardo Torreão, e a prefeita de Livramento, Carmelita Ventura, ambos prefeitos de cidades caririzeiras.
A condenação definitiva em qualquer dos crimes definidos no decreto-lei nº 201/67 acarreta a perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular.
Um dos crimes previstos na lei é o que trata da nomeação de servidores sem concurso público, prática bastante usada pelas prefeituras. Este foi o caso do prefeito de São José de Caiana, José Walter Marinho Marsicano Junior, que teria feito a contratação ilegal e prorrogação dos vínculos de quase 60 servidores públicos, entre os anos de 2011 e 2013, sem concurso público, nem processo seletivo.
Também é considerado crime apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio. E foi com base nesse crime que o Ministério Público ofereceu denúncia contra o prefeito de Caaporã, João Batista Soares. De acordo com o órgão, ele teria sustado 14 cheques destinados a vários credores, equivalente a R$ 35.537,09, relativos ao pagamento de serviços diversos, registrados como despesas pagas, sem que o pagamento tenha sido efetivamente realizado.
O recebimento da denúncia é o primeiro passo para a abertura da ação penal contra o gestor público. Isso somente acontece quando existem indícios de autoria ou prova da materialidade do crime. Mas é somente após o final da instrução que o tribunal vai decidir se ele é culpado ou inocente. O julgamento pode, inclusive, ocorrer após o término do mandato, o que fará com que os autos sejam remetidos para a primeira instância, caso o prefeito não seja reeleito ou não possa mais disputar um segundo mandato.
Lista dos réus:

Adailma Fernandes da Silva – Serra da Raiz.
Alderi de Oliveira Cajú – Bonito de Santa Fé.
Antônio Carlos Cavalcanti Lopes – Coremas.
Antônio José Ferreira – Mogeiro.
Austeriliano Evaldo Araújo – Gado Bravo.
Carlos Antônio Alves da Silva – Sossego.
Carmelita Estevão Ventura – Livramento
Eduardo Torreão Mota – Serra Branca
Evilásio Formiga Lucena Neto – São José da Lagoa Tapada.
Francisca de Assis Carvalho – Olho Dágua.
Germano Lacerda da Cunha – Belém do Brejo do Cruz.
Isaurina dos Santos Meireles Filho – Cuité de Mamanguape
João Batista Soares – Caaporã.
José Bento Leite do Nascimento – Soledade.
José Walter Marinho Marsicano – São José de Caiana.
Lucrécia Adriana de Andrade Barbosa – Joca Claudino.
Magno Demys de Oliveira Borges – Lagoa.
Marcelo Rodrigues da Costa – Alhandra.
Maria Paula Gomes Pereira – Borborema.
Nadir Fernandes de Lima – Curral de Cima.
Orisman Ferreira da Nóbrega – Cacimba de Areia.
Tânia Mangueira Nitão Inácio – Santana de Mangueira.
Tarcísio Saulo de Paiva – Gurinhém.
Virgínia Maria Peixoto Velloso Borges – Pilar.
Com Cariri Ligado
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

.

.