Seu novo portal de comunicação no Cariri Paraibano !


sexta-feira, 27 de novembro de 2015

NO CARIRI: ONG denuncia envenenamento e morte de 22 animais



Vinte e dois animais foram mortos vítima de envenenamento na cidade de Cabaceiras desde do último domingo (22). A denúncia foi feita pela ONG Roliúde Pet.
Para Marina Motta, presidente da ong, “o ato criminoso acontecido no conjunto Novo Horizonte merece todo o repúdio da sociedade”.
“A justiça precisa tomar as providências e chegar até os responsáveis, o que foi feito com os animais é um ato desumano”, lamentou.
Segundo ela, os 22 animais envenenados foram: dois gatos, três cachorros e 17 urubus, que foram se alimentar dos cães e gatos contaminadas.
Bruno Lira – MaisPB

Neste sábado, será lançada Rota Cultural em Monteiro


A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, ganhará mais um incremento à economia criativa, trabalhando em parceria com os empreendedores da cadeia produtiva do turismo. É a Rota Cariri Cultural – “entre pedras e veredas”, um projeto criado para encantar a todos. A Rota será lançada neste sábado (28), no Assentamento Santa Catarina, na zona rural do município, mostrando as moradas de três mestres da cultura popular, Zabé da Loca, Espedito de Mocinha e João de Amélia, além de outros três pontos.
Os locais são de extrema beleza, que propiciam caminhadas, contato com o artesanato local, natureza e o convívio com os artistas, poetas, cantadores e dançarinos da fazenda. A Rota começa na casa de João de Amélia, Laje das Moças, casa de Espedito de Mocinha, complexo Zabé da Loca (restaurante e museu), Laje de Nevinha e Pedra da Lua. Segundo a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, o Assentamento já recebe o ano inteiro visitantes do Brasil e do Exterior.
“Só estamos oficializando um roteiro natural, que surgiu há décadas para pesquisadores e amantes da natureza. A perfeição natural do local envolve o visitante desde a entrada. A rota Cariri Cultural apresentará os mestres e pontos de visitação como reverência à oralidade, à arte e ao povo do Cariri. Descendentes de franceses e índios, os moradores são a verdadeira riqueza antropológica local. Mas a riqueza da biodiversidade também chama a atenção”, disse.
Madalena falou que a equipe do Sebrae e os empreendedores trabalharam no projeto, que é uma realização do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e parceiros. “Capacitamos os moradores para o turismo rural sustentável e conseguimos o envolvimento total da comunidade”, falou. Segundo ela, a Rota pretende movimentar a cena artística local e difundindo os mestres da cultura popular que ainda vivem no Assentamento. O novo roteiro pretende ainda diversificar a oferta de produtos da economia criativa local.
A pifeira Zabé da Loca foi citada recentemente num evento econômico como um importante ícone da economia criativa, que valoriza produtos e serviços da cultura, como o artesanato e as artes. Apresentar aos visitantes riquezas como a renda renascença, que foi trazida para o Nordeste por freiras francesas no mais discreto segredo do século 19, é uma das metas do projeto. O artesanato difundiu-se entre os moradores de Pernambuco e no Cariri paraibano.
Quase dois séculos depois ainda se faz a renda renascença e se difunde o artesanato como um dos mais ricos do Estado. Para descobrir mais relíquias como esta, o visitante tem que andar pelas veredas, os estreitos caminhos dessa terra avermelhada, enfeitada por milhares de pedras. O parceiros desse projeto são, além do Sebrae em Monteiro, a prefeitura municipal, Associação Zabé da Local, Cooperativa de Turismo e Lazer Paraíso da Serra, vários empreendimentos de turismo e principalmente os moradores do Assentamento.
Natureza – Árvores como a barriguda podem ser apreciadas por todo o trajeto da Rota. Pedras arredondadas, em formatos inusitados, em altas serras, criam lajedos e misturam-se à vegetação. A mata é serrana, fechada, com diversas espécies vegetais. À tarde, quando o sol deixa tudo alaranjado, com a inigualável luz do Cariri, é a hora dos bichos. Morada de felinos de médio porte, como a onça parda, o gato do mato ou mirim e dos caninos como a raposa, o Assentamento é um extrato do Cariri, território dos Estados do Ceará e Paraíba.
A rota Cariri Cultural ensina aos moradores que a conservação é de interesse público, pelo valor histórico, arqueológico, etnográfico, bibliográfico e artístico do local. A ideia de formar um roteiro cultural no Assentamento Santa Catarina surgiu das reuniões do Fórum de Desenvolvimento, formado com os protagonistas da cultura e do turismo local. Houve a percepção do potencial turístico cultural da região e principalmente no Assentamento.
A cidade de Monteiro conta com teatros, casarios, shows, festivais, manifestações folclóricas e principalmente a convivência com a comunidade local. “A rota será do turista que atua no campo das ideias, de crenças e costumes, como também quem tem interesse nas artes. A organização da rota Cariri Cultural foi do trade turístico, formado pelos meios de hospedagens, restaurantes, entre outros”, disse a agente de desenvolvimento do Sebrae, Eliane Cristina Flor.

Programação
17h – abertura oficial;
17h30 – apresentações culturais;
18h – apresentação da Rota e coroação da rainha do pífano, Zabé da Loca;
18h30 – documentário sobre a pifeira Zabé da Loca;
19h – jantar ao som de grupos de artistas locais;
19h30 – encerramento com Lual na Loca.
Com Cariri Ligado

Neste Sábado, Governo realiza dia D de vacinação animal



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), realiza mais uma Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal que este ano terá como “Dia D” o próximo sábado (28).

Na Paraíba, a meta é imunizar 604.992 animais, sendo 413.079 cães e 191.913 gatos. Para isso, serão colocados à disposição da população mais de 900 postos espalhados nos 223 municípios, que funcionarão das 8h às 17h, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde.

Pelo sétimo ano consecutivo, será utilizada a Vacina de Cultivo Celular em cães e gatos, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura e que faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães e gatos, principal  foco da doença no ciclo urbano, e do Programa Nacional de Imunização, protocolo assinado pelos países latinos, junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).

 Deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, em bom estado de saúde. Não há contraindicação e essa é a única forma de evitar a infecção rábica em cães e gatos, principais focos da doença no ciclo urbano.

“A SES-PB, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses, já encerrou as ações e estratégias de mobilização para a Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal. Todas as Gerências Regionais de Saúde já estão abastecidas com o material (vacinas, seringas e agulhas) e, inclusive, alguns municípios já iniciaram as atividades nas zonas rurais e áreas de difícil acesso com os chamados postos volantes – tendo em vista que no Dia D (28) as equipes estarão vacinando os animais efetivamente na sede de cada município”, afirmou o chefe do Núcleo de Zoonozes da SES-PB, Francisco de Assis.

Para esta campanha o Ministério da Saúde enviou 650.000 doses de vacina, seringas e agulhas. Vale ressaltar que serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis, proporcionando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações.

 “É muito importante a imunização destas espécies pelo fato do Ministério da Saúde ter assumido o compromisso de eliminar a raiva humana transmitida por cães até o final deste ano. Evitando que a doença chegue aos animais, consequentemente, ela não chegará aos humanos”, observou Francisco de Assis.

A raiva – É uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio de mordeduras, arranhaduras, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda.

A doença acomete o Sistema Nervoso Central, levando a óbito em curto espaço de tempo. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. A única forma de evitá-la é a vacinação.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural tem como principais transmissores os bovinos, caprinos, suínos, ovinos e equídeos; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam maior perigo e no ciclo urbano os principais responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e gatos.

Com de Olho no Cariri

NO CARIRI: Bandidos explodem mais duas agências na cidade de Camalaú



A População Caririzeira vem a meses sofrendo com a insegurança diária que só aumenta, os bandidos estão se aproveitando da vulnerabilidade das cidades interioranas com relação a efetivo policial e ficando mais ousados só esta semana essa é a segunda tentativa de assalto a bancos na região do Cariri.

Na madrugada desta Sexta-Feira (27) por volta das 2h da manhã, chegaram até a cidade de Camalaú em uma caminhonete e um carro branco e tentaram explodir os cofres das agências do Banco do Brasil e dos Correios onde realizaram o assalto.

Informações parciais indicam que os assaltantes não conseguiram êxito na ação, pois não levaram o dinheiro.

Mais informações a qualquer momento no IR.

Informativo Regional

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Homem é assassinado e três corpos são encontrados em BR, açude e rio, na Paraíba


Crime aconteceu no município do conde
Três corpos foram encontrados e um homem foi assassinado durante a manhã desta quinta-feira (26), nos municípios de Caaporã, Pitimbú e Conde, ambos na Região Metropolitana de João Pessoa. Na tarde da quarta-feira (25), o corpo de um homem foi encontrado boiando em um açude do município de Monteiro, no Cariri do Estado, a 305 km da Capital.


No Conde, um homem de 23 anos de idade foi assassinado pelas costas enquanto estava pilotando uma moto. Segundo o Centro Integrado de Operações Policiais da Polícia Militar em João Pessoa (Ciop), a vítima teria sido surpreendida por dois bandidos.



“O rapaz estava pilotando uma moto quando foi surpreendido pelos bandidos, que efetuaram apenas um tiro, que atingiu as costas da vítima. O Samu ainda foi acionado, mas o rapaz morreu no local”, contou o Ciop.

Em Pitimbú, o corpo de um homem foi encontrado boiando em um rio da localidade. Segundo o sargento Nunes, da Polícia Militar em Alhandra, as suspeitas são de que a vítima tenha ingerido bebida alcoólica e ido nadar no rio, onde acabou se afogando.

O corpo do homem foi recolhido pela Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol).

Já em Caaporã, o corpo de um homem foi encontrado com marcas de tiros às margens de um trecho da BR 101.

O Portal Correio tentou contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para saber detalhes do crime, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento desta matéria.

Em Monteiro, Um corpo de um homem de aproximadamente 30 anos foi encontrado dentro de um saco em um açude da cidade.

Segundo a Polícia Militar, o corpo foi encontrado por moradores da região, no fim da tarde dessa quarta-feira. Ainda conforme a polícia, o corpo apresentava sinais de violência.

O corpo foi levado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande e a vítima ainda não foi identificada. A polícia vai investigar a autoria e motivações do crime.


portal correio

Senador aponta fraude na Mega-Sena e prêmio acumulado até ontem está sob suspeita



O senador Alvaro Dias anunciou nesta quinta-feira (26) que cobrará explicações da Caixa Econômica sobre o concurso 1764 da Mega-Sena, que foi realizado na noite de ontem (25). Nas redes sociais, o senador aponta um possível desencontro de informações na divulgação dos resultados e lembra que já denunciou um esquema de manipulação de resultados e lavagem de dinheiro envolvendo a loteria.
“O desencontro de informações, uma vez que a CEF informou inicialmente não haver ganhadores, para só depois anunciar um único apostador como ganhador, alimenta especulações de irregularidades, que devem ser passadas a limpo urgentemente”, destacou o Alvaro Dias. Ainda de acordo com a postagem, o senador já denunciou eventuais crimes como fraude, lavagem de dinheiro e manipulação de resultados. As denúncias fazem parte de um inquérito policial que tramita na 2ª Vara Especializada da Justiça Federal, que ainda não foi concluído.
Depois de fazer as denúncias, há mais de dez anos, ele apresentou um projeto de lei que inibe fraudes e lavagem de dinheiro com os prêmios de loterias.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram supostas fotos do site da Caixa minutos após a divulgação do resultado do concurso 1764, que sorteava o prêmio de R$ 205 milhões. Em um primeiro momento, o site anunciava que o prêmio havia acumulado novamente para, momento depois, anunciar que um apostador do Distrito Federal havia acertado as seis dezenas. A Caixa ainda não se manifestou sobre o caso.
As denúncias envolvendo manipulação de resultados, fraudes e lavagem de dinheiro envolvendo as Loterias da Caixa, feitas por Alvaro Dias em diversas ocasiões desde 2004, fazem parte de uma investigação que compõe o inquérito policial nº 1-352, que tramita na Segunda Vara Especializada da Justiça Federal. O inquérito ainda não foi concluído, mas independente disto, eleapresentou projeto de Lei que inibe fraudes e lavagem de dinheiro com prêmios de loterias.
Na última terça-feira, (24), o Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra o ex-jogador da seleção brasileira Edílson da Silva Ferreira, conhecido como Edílson Capetinha, pelo crime de organização criminosa. Ele é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em fraudar pagamentos de prêmios de loterias da Caixa Econômica Federal. A investigação comandada pela Polícia Federal batizada de “Operação Desventura” aponta que Edílson era o responsável por aliciar gerentes de bancos para a quadrilha. Além de Edilson, outras 10 pessoas devem responder por crimes como furto qualificado por fraude, estelionato, falsificação de documento público, tráfico de influência, corrupção ativa, crime contra a ordem tributária, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Manifestantes são presos por "crime ambiental" após jogarem lama no Congresso em protesto


Alvo de protesto era a Vale, controladora da mineradora Samarco, dona da barreira de rejeitos que estourou a 20 dias em Minas Gerais.

Um grupo de cinco pessoas que participou de uma performance com lama em corredores do Congresso, na tarde de quarta-feira, foi preso em flagrante sob alegação de crime ambiental.
O auto de prisão feito pela Polícia Legislativa, ao qual a BBC Brasil teve acesso, diz que os manifestantes foram detidos com base na lei de crimes ambientais (9.605/98). O documento oficial cita o artigo 65 ("pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano"), além dos artigos 140 (injúria) e 329 (resistência) do Código Penal.
Segundo o texto assinado por Roberto Rocha Peixoto, diretor da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, um dos jovens foi "flagrado pichando algumas paredes e piso da Câmara dos Deputados, sujando as pessoas que transitavam no local, bem como ter resistido à prisão".
Curtiu? Siga a BBC Brasil no Facebook e no Twitter.
O protesto aconteceu no anexo 2 da Câmara, próximo ao Departamento de Taquigrafia. Os manifestantes seguravam cartazes com os dizeres "Terrorista é a Vale" e "Código de Mineração + Mariana + Morte".
Image captionTexto assinado diz que jovem foi "flagrado pichando algumas paredes e piso da Câmara dos Deputados, sujando as pessoas que transitavam no local, bem como ter resistido à prisão".
O alvo era a controladora da mineradora Samarco, dona da barreira de rejeitos de mineração que estourou há 20 dias, espalhando o equivalente a 25 mil piscinas olímpicas de resíduos químicos em Minas Gerais e no Espírito Santo.
À reportagem, a presidência da Câmara afirmou, em nota, que "jovens que teriam entrado na Câmara como visitantes picharam o local com uma substância que se assemelha a lama".
A nota prossegue: "a palavra 'morte' foi identificada entre as pichações, o que pode significar uma referência à tragédia ambiental em Mariana (MG)".

'Paradoxo'

Logo após a prisão dos cinco manifestantes, os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB), Chico Alencar e Ivan Valente (ambos do PSOL) pediram a liberação imediata dos detidos.
À BBC Brasil, Alencar classificou como "paradoxo" a prisão por crime ambiental de manifestantes que criticavam o derramamento de lama.
"A gente vive na Câmara dos Deputados do Brasil um tempo de inversão absoluta de valores", diz. "Que paradoxo total é esse? Quem vem se manifestar na casa do povo acaba sendo detido sob acusação de crime ambiental. Mas os responsáveis pelo mar de lama da Samarco e da Vale, que vitimou diretamente 22 pessoas, incluindo os 11 desaparecidos, e os todos os danos ao rio Doce, chegando ao oceano Atlântico, continuam soltos."
"Qual é o real crime ambiental?", questiona o deputado, afirmando que a liderança do PSOL na Câmara foi cercada pela Polícia Legislativa durante quatro horas. Parte dos manifestantes procuraram representantes do partido em busca de defesa.
Sobre as alegações de crime ambiental, a Samarco tem dito que "não há confirmação das causas e a completa extensão do ocorrido" e que "investigações e estudos apontarão as reais causas".
Outra manifestação de repúdio à mineradora, envolvendo lama, aconteceu na sede da Vale, no Rio de Janeiro, logo após o derramamento em Mariana. "Naquela ocasião ninguém foi preso", diz Alencar.
Segundo a BBC Brasil apurou, parte dos manifestantes desta tarde Brasília faz parte do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), enquanto outros participam de movimentos sociais que criticam os impactos sociais e ambientais da atividade mineradora.
Image captionVolume de lama oriunda do desastre equivale a 25 piscinas olímpicas de resíduos químicos em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Detenção

À reportagem, a Câmara dos Deputados disse que as pessoas envolvidas no protesto foram "detidas e encaminhadas ao Departamento de Polícia Legislativa, onde seguem prestando depoimento sobre o ocorrido".
O advogado Fernando Prioste, que defende os presos, disse que eles devem passar a noite detidos.
"Foram presos por fazer um protesto lícito contra as violações de direitos humanos perpetrados pela Vale", disse.
Com BBC

Anotação de Cerveró diz que Dilma "sabia de tudo" sobre corrupção da Petrobrás em Pasadena


Nestor Cerveró ex-diretor da Petrobrás
Na minuta da delação premiada do ex-diretor internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, há anotações do executivo à mão dizendo que a presidente Dilma “sabia de tudo de Pasadena” e que inclusive estaria cobrando o então diretor pelo negócio, tendo feito várias reuniões com ele. O acordo de Cerveró foi firmado com a Procuradoria-Geral da República e submetido ao ministro do Supremo Teori Zavascki, que ainda não decidiu sobre sua homologação.
O fato veio à tona nas conversas gravadas entre o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral, o advogado Edson Ribeiro, que defendia Cerveró, e o filho do ex-diretor, Bernardo Cerveró. No diálogo, o senador revela que teve acesso ao documento sigiloso da delação do executivo por meio do banqueiro André Esteves, CEO do banco BTG Pactual e questiona sobre as citações à presidente manuscritas na minuta do acordo de delação.
No documento, conforme menciona Delcídio na gravação, há referências de que Dilma “sabia de tudo” e que ela “estava acompanhando tudo de perto”, tendo inclusive cobrado Cerveró sobre o negócio. A aquisição da refinaria de Pasadena é investigada por Polícia Federal, Tribunal de Contas da União, Ministério Público por suspeita de superfaturamento e evasão de divisas. O conselho da Petrobrás autorizou em 2006, quando Dilma era ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da estatal, a compra de 50% da refinaria por US$ 360 milhões.Na gravação, o filho de Cerveró confirma que as anotações são mesmo de seu pai. Os áudios dos encontros do político com o advogado, gravados por Bernardo Cerveró, foram utilizados pela Procuradoria-Geral da República para pedir a prisão de Delcídio, André Esteves, Edson Ribeiro e o chefe de gabinete do senador.
OUÇA O TRECHO EM QUE DELCÍDIO FALA SOBRE ‘DILMA’ A PARTIR DOS 36 MINUTOS
Posteriormente, por causa de cláusulas do contrato, a estatal foi obrigada a ficar com 100% da unidade, antes compartilhada com uma empresa belga. Acabou desembolsando US$ 1,18 bilhão – cerca R$ 2,76 bilhões. Segundo apurou o TCU, essas operações acarretaram em um prejuízo de US$ 792 milhões à Petrobrás.
Em carta encaminhada ao Estado no ano passado, a presidente afirmou que a decisão foi tomada com base em um parecer “técnica e juridicamente falho”.
A investigação sobre o caso foi encaminhada ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato, e por meio de delações, lobistas e ex-executivos da estatal confirmaram que houve o acerto de propinas no negócio para atender “compromissos políticos”. Diante disso, foi deflagrada a 20ª etapa da Lava Jato que determinou buscas e apreensões nos endereços de ex-funcionários da estatal envolvidos no negócio.
Não é a primeira vez que o ex-diretor tenta envolver a presidente no escândalo da Petrobrás. Em janeiro, o executivo chegou a elencar Dilma como sua testemunha de defesa em um dos processos que ele respondia na Justiça Federal no Paraná. Na ocasião, após o fato ser revelado, a defesa do executivo recuou e, em menos de uma hora, substituiu a testemunha.
O Palácio do Planalto informou que não vai se manifestar sobre o caso.
Estadão. Com Fausto Macedo

NA PARAÍBA: Lei proíbe lavagem de carro e calçada com água continua



Costumes como lavar a calçada ou molhar ruas com uso contínuo de água a partir de agora serão passíveis de multa. É que foi publicada na edição do Diário Oficial da Paraíba, desta quinta-feira (19), lei de autoria do deputado Anísio Maia (PT), que dispõe sobre o combate ao desperdício de água potável.
De acordo com a proposta, constitui desperdício de água o consumo desnecessário ou a negligência em seu aproveitamento.
A iniciativa também coíbe a negligência sobre vazamentos de torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água, reservatórios, tubos, mangueiras ou qualquer outro tipo de tubulação hidráulica, como também lavar veículos com uso contínuo de água, excetuando-se as hipóteses de utilização de sistema que reduza a vazão da água.
O deputado Anísio Maia disse que o desperdício de água configura infração passível de multa no valor de 50 UFR-PB. Segundo ele, em caso de reincidência o valor dobra.
Com MaisPB

Débito de R$ 1,3 mi é imposto pelo TCE-PB a ex-prefeito de cidade do Cariri



O Tribunal de Contas da Paraíba impôs nesta quarta-feira (25) o débito de R$ 1.357.321,53 ao ex-prefeito de Barra de São Miguel (no Cariri paraibano), Pedro Pinto da Costa, por despesas de pessoal não comprovadas de forma documental. A decisão, decorrente de inspeção especial nas contas de 2008 do município, deu-se conforme voto do conselheiro substituto Antonio Gomes Vieira Filho, relator do processo, do qual ainda cabe recurso.
Também nesta quarta, O TCE aprovou as contas de 2013 dos prefeitos de Lagoa Seca (José Tadeu Sales de Luna, com voto de desempate do conselheiro André Carlo Torres Pontes, na presidência da sessão plenária), Pilar (Virgínia Maria Peixoto Velloso Borges Ribeiro), Imaculada (Aldo Lustosa da Silva) e Frei Martinho (Aguifaildo Lira Dantas).
Os ex-prefeitos de São José de Piranhas (Domingos Leite da Silva Neto) e de Esperança (Nobson Pedro de Almeida) tiveram as contas de 2012 aprovadas, em grau de recurso e, assim também, o ex-prefeito de Santa Cecília (Roberto Florentino Feitosa, exercício de 2008), conforme votos do conselheiro substituto Antonio Gomes Vieira Filho.
Também foram aprovadas as contas das Câmaras Municipais de Cuitegi, Riachão, Frei Martinho, Casserengue e Barra de Santa Rosa (exercício de 2014), João Pessoa, Belém do Brejo do Cruz e Areia de Baraúnas (2013). Houve aprovação, ainda, neste caso com ressalvas, às contas de 2012 do Departamento de Estradas de Rodagem.
A sessão plenária desta quarta, conduzida pelo vice-presidente André Carlo Torres Pontes, no exercício da Presidência do TCE, teve as participações dos conselheiros Nominando Diniz, Fernando Catão, Fábio Nogueira e Marcos Costa. Também, dos conselheiros substitutos Antonio Gomes Vieira Filho, Antonio Cláudio Silva Santos, Oscar Mamede e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pela procuradora geral Sheyla Barreto Braga de Queiroz.
Com Paraíba Mix

16 armas de fogo são apreendidas na PB em 24h, PM já tirou 3.239 de circulação; Número de apreensões só aumenta.


Número já superou as apreensões realizadas durante todo o ano de 2014, quando foram retiradas de circulação 2.952 unidades.

A Polícia Militar apreendeu 16 armas de fogo, nessa quarta-feira (25), nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Sapé, Barra de Santana, Santa Rita, Boqueirão, Pombal, Patos, Sousa e Manaíra. As apreensões aconteceram durante rondas preventivas e em ações de combate a diversos crimes, retirando de circulação sete revólveres, sete espingardas e duas pistolas.
Uma das pistolas que foi apreendida é uma ‘9 milímetros’, arma de uso restrito. A apreensão foi realizada após frustrar um assalto a uma casa lotérica, no bairro do Altiplano, na Capital. Um policial da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (CEATur) passava pelo local no momento do crime e reagiu ao roubo, tendo o suspeito – que já foi identificado – conseguido fugir. Ele abandonou, na fuga, uma moto que tinha sido roubada no mesmo dia e a arma.
Na cidade de Manaíra, no Sertão do estado, a apreensão de uma espingarda evitou um possível homicídio que aconteceria durante a noite dessa quarta-feira, no município. Policiais da 5ª Companhia Independente receberam uma ligação de um homem que estava fugindo de dois suspeitos que pretendiam matá-lo, segundo a vítima. A viatura foi rapidamente ao local e os policiais interceptaram a moto em que estavam dois jovens de 20 e 23 anos, que ainda tentaram fugir da PM, mas foram presos com a arma.
Seis das 16 armas apreendidas nessa quarta-feira foram encontradas em uma operação conjunta com a polícia civil, durante o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Pombal, Sousa, Patos e João Pessoa.
Balanço
Neste ano, 3.239 armas foram apreendidas na Paraíba. O número já superou as apreensões realizadas durante todo o ano de 2014, quando foram retiradas de circulação 2.952 unidades, sendo 2015 o ano em que mais se apreendeu armas de fogo no estado. Em 2013, foram 2.774; 2012 foram 2.736; Em 2011, foram 2.179; e 2010 com 1.709.
Com Portal Correio

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Homem é encontrado morto dentro de saco no açude público da cidade de monteiro:


O corpo de um homem ainda não identificado, foi encontrado por pescadores no final da tarde desta quarta-feira (25) em um saco no açude público da cidade de Monteiro no cariri.

A vítima se encontrava dentro de uma espécie de saco 

A polícia aguarda a chegada da perícia

vários curiosos se deslocaram até o local

MAIS INFORMAÇÕES A QUALQUER MOMENTO.



COM:O PIPOCO 

MPPB apresenta denúncia contra suspeitos de matar menino Everton em Sumé:


O MENINO FOI VISTO PELA ÚLTIMA VEZ COM O VIZINHO,NA CIDADE DE SUMÉ.


O Ministério Público da Paraíba (MPPB) apresentou nesta quarta-feira (25) a denúncia contra os suspeitos de participar na morte do menino Everton, de 5 anos, em Sumé, no Cariri paraibano. A vítima foi encontrada morta no dia 13 de outubro em um matagal, com o tórax aberto e o pênis decepado. De acordo com a Polícia Civil, o menino teria sido morto em um ritual de sacrifício.

Na denúncia, os quatro suspeitos, que estão presos em presídios de João Pessoa, são acusados dos crimes de morte por motivo torpe, crime cruel praticado mediante tortura, impossibilidade de defesa da vítima, ocultação e destruição de cadáver, humilhação a cadáver e associação criminosa. Segundo o promotor do caso, Sócrates Agra, se condenados, os réus podem pegar penas de pelo menos 18 anos, uma vez que o caso é de crime hediondo.
Ainda de acordo com a denúncia, o padrasto da criança também está sendo acusado de falsidade ideológica, uma vez que se apresentou para a polícia utilizando um nome diferente. O vizinho da família também foi acusado de denunciação caluniosa, por ter acusado um homem com deficiência mental de cometer o crime. A mãe do menino e outro homem também estão presos.
 
Traumatismo craniano
Um traumatismo craniano e um corte no pescoço causaram a morte da criança, segundo laudo do Instituto de Polícia Científica (IPC). De acordo com o delegado que investiga o caso, João Joaldo, a morte aconteceu após uma série de fatos. "O laudo diz que a criança sofreu pancadas na cabeça, depois ela foi vítima de esgorjamento e em seguida teve o tórax aberto", explicou, completando que nenhum órgão da criança foi retirado.
João Joaldo afirma que uma vasilha foi usada para armazenar o sangue do menino durante o ritual de sacrifício. "Eles colocaram uma vasilha para ir guardando o sangue durante todo o ritual de sacrifício e agora nós queremos saber onde está esse sangue", diz.
As investigações apontam que uma quinta pessoa pode estar envolvida no crime. O delegado diz que os quatro suspeitos que estão presos queriam retirar o sangue apenas para vender. Em depoimento, um deles disse que que o sangue de uma criança pode ser vendido por até R$ 10 mil.
Mais crimes
O padrasto da criança que está preso é suspeito de outros crimes, segundo a polícia. Ele teria cometido um latrocínio no ano de 2007 na cidade de Rio Tinto e depois fugiu da cadeia pública do município. Anos depois morou em Areia, no Brejo paraibano, e também é suspeito de agredir uma ex-companheira.

Depoimento da mãe
A mãe da criança de 5 anos prestou depoimento à polícia na sexta-feira (16) e teria assumido que presenciou a morte do menino. Segundo a polícia informou, a mãe contou que os suspeitos riram durante a ação. Ela teria falado também que o menino 'ciscava' enquanto era esfaqueado.
“Um homem o agarrou pelas costas e o padastro o golpeou de faca", disse em depoimento.
Segundo a polícia, a mãe teria confessado a participação no assassinato durante depoimento dado depois que soube da confissão de um outro suspeito do crime. Ela ainda teria admitido que a irmã da criança, que tem sete anos de idade, também seria morta.
Sangue da criança
Segundo o delegado Paulo Ênio, a polícia investiga a motivação da morte da criança. “Durante o depoimento, a mãe afirmou que suspeitava que o sangue do menino iria ser oferecido e não bebido. Por isso, é provável, que haja mais pessoas envolvidas no caso”, relatou.
"Este homem que confessou tudo, o padrasto, a mãe e o vizinho que está preso pegaram a criança e levaram ela até um riacho, onde fizeram todo o ritual de sacrifício. O menino foi banhado e, usando uma faca de seis polegadas, o padrasto abriu o tórax da criança. O que leva a crer que foi um ritual de magia negra é que o pênis da vítima foi decepado", explicou o delegado Paulo Ênio.
Morto era inocente
O delegado ainda esclareceu que um homem com problemas mentais, que era apontado como um dos suspeitos, não tinha envolvimento com o caso e era inocente. Ele foi preso e morto dentro do presídio pelo padrasto do menino.
"O padrasto mentiu em seu depoimento quando disse que viu o deficiente mental próximo ao corpo da criança no matagal. O padrasto queria colocar a culpa neste homem, mas quando viu que a versão deles estava caindo por terra, resolveu estrangular ele dentro da cela", contou.
G1 PB:

Sorteio de R$ 200 milhões da Mega-Sena ocorre nesta quarta (25) apostas serão feitas até ás 19h


Este é o maior da história na modalidade, excluídos os da Mega da Virada.


A Mega-Sena pode pagar R$ 200 milhões nesta quarta-feira (25). O prêmio acumulado é o maior da história na modalidade, excluídos os da Mega da Virada. Caso uma pessoa acerte sozinha as seis dezenas, o rendimento do prêmio em poupança pode chegar aos R$ 2 milhões mensalmente. O sorteio acontece às 20h, no interior de São Paulo, e as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília).
A aposta mínima, de seis números, custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de ganhar. Também é possível ganhar prêmios acertando cinco (Quina) ou quatro (Quadra) números.
Somente este ano, a Caixa Econômica Federal já arrecadou mais de R$ 5,1 bilhões com apostas na Mega-Sena, segundo dados apurados até a segunda-feira (23). O número de apostas chegou a 2,1 bilhões, superando em 138,69% a quantidade registrada em 2014 (883,3 milhões).
Para garantir a expectativa de pagamento do prêmio do concurso atual de R$ 200 milhões, já acumulado dez vezes, a estimativa da Caixa é arrecadar mais de R$ 400 milhões. O prêmio da Mega-Sena acumula até que um apostador acerte os números, ou seja, não há limites de quantas vezes pode acumular.
Os recursos arrecadados não são totalmente destinados a quem acerta as dezenas, porque parte do dinheiro vai para investimentos do governo em áreas como educação, segurança, cultura e esporte.
Recursos arrecadados não são totalmente destinados a quem acerta as dezenas
Com Portal Correio
Créditos: Agência Brasil

Banda Skank terá novo clipe gravado no Cariri Paraibano; Confira:


Banda Skank
 A Banda de rock Skank, desembarcou na Paraíba no último domingo (22), mais precisamente em Cabaceiras, a Roliúde Nordestina, para a gravar o novo clip da banda que tem grandes sucessos conhecidos do público.

Gravações no Lajedo do Pai Matheus em Cabaceiras
O Lajedo de Pai Matheus é o palco dessa gravação, um lugar composto por pedras que chegam a pesar 45 toneladas , formadas pelo desgaste e expressão natural de milhões de anos .
A gravação do clip da banda Skank, vai até a próxima sexta-feira (27).
com MaisPB

Rio São Francisco chega a 81% de execução física de seu projeto





O Projeto de Integração do Rio São Francisco, tido como a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, alcançou a marca de 81% de execução física em outubro, aponta o Ministério da Integração Nacional (MI). Prioridade do governo federal, a iniciativa vai beneficiar 12 milhões de brasileiros dos Estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A expectativa é concluir a totalidade do empreendimento entre dezembro de 2016 e o início de 2017.
“Já foram entregues as primeiras estações de bombeamento de cada eixo e está prevista para este ano a entrega da segunda estação do Eixo Leste”, explicou Osvaldo Garcia, secretario de Infraestrutura Hídrica do ministério.
Os eixos Norte e Leste atingiram execução de 82,2% e 79,2%, respectivamente, e mantêm 4.133 equipamentos em operação. São 477 km de obras, nos quais trabalham mais de 10 mil profissionais. A expectativa do governo federal é de que o empreendimento esteja concluído ao final de 2016. O empreendimento engloba a construção de quatro túneis (um dos quais de 15 km de extensão), 14 aquedutos, 9 estações de bombeamento e 27 reservatórios.
Os dois eixos (Norte e Leste) do projeto apresentam execução de 82,2 % (Norte) e 79,2 % (Leste). A obra é construída por etapas e os cronogramas de execução do empreendimento priorizam a sequência construtiva do “caminho das águas” do projeto, ou seja, das captações até os Estados que serão beneficiados. A expectativa é concluir a totalidade do empreendimento entre dezembro de 2016 e o início de 2017.
Ações de convívio com a seca
Devido aos longos períodos de seca e estiagem no País, principalmente no semiárido do Nordeste, o governo federal intensificou a gestão e a aplicação de políticas públicas para amenizar o impacto das perdas econômicas e sociais nas áreas atingidas. Por essa razão, o MI investe em outras obras hídricas estruturantes e em ações emergenciais.
Entre as obras hídricas estruturantes estão o Cinturão das Águas (CE), a Vertente Litorânea Paraibana (PB), o Canal do Sertão Alagoano (AL), a Adutora Pajeú (PE e PB), a Adutora do Agreste (PE), a Barragem de Ingazeiras (PE) e a Barragem de Oiticica (RN).
Considerado uma ação estruturante, o Programa Água para Todos já beneficiou mais de cinco milhões de brasileiros. O programa consiste na implantação de tecnologias de uso da água para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais.
O Água para Todos implementou, por exemplo, 876,5 mil cisternas e 2,1 mil sistemas simplificados de abastecimento. O programa recebeu R$ 5,2 bilhões em investimentos e já atendeu a 17 Estados – nove do Nordeste.
Ações emergenciais
As principais ações emergências do governo federal são aquelas de socorro e assistência e de restabelecimento de serviços essenciais em municípios em situação de emergência, a Operação Carro-Pipa Federal, o abastecimento em áreas urbanas e perfuração de poços.
O governo federal investiu R$ 525,4 milhões em ações de socorro e assistência de 2012 a agosto deste ano; atende 817 municípios e beneficia 4 milhões de pessoas por meio da Operação Carro-Pipa (cooperação técnica e financeira entre MI e Ministério da Defesa, com investimento de R$ 2,5 bilhões de março de 2012 a julho de 2015); destinou R$ 159 milhões para o abastecimento de água em áreas urbanas do semiárido; e perfurou ou recuperou 3,9 mil poços – nessa última ação foram investidos R$ 57 milhões (repasses aos Estados) e R$ 141 milhões (MI e vinculadas).O Projeto de Integração do Rio São Francisco, tido como a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, alcançou a marca de 81% de execução física em outubro, aponta o Ministério da Integração Nacional (MI). Prioridade do governo federal, a iniciativa vai beneficiar 12 milhões de brasileiros dos Estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A expectativa é concluir a totalidade do empreendimento entre dezembro de 2016 e o início de 2017.
“Já foram entregues as primeiras estações de bombeamento de cada eixo e está prevista para este ano a entrega da segunda estação do Eixo Leste”, explicou Osvaldo Garcia, secretario de Infraestrutura Hídrica do ministério.
Os eixos Norte e Leste atingiram execução de 82,2% e 79,2%, respectivamente, e mantêm 4.133 equipamentos em operação. São 477 km de obras, nos quais trabalham mais de 10 mil profissionais. A expectativa do governo federal é de que o empreendimento esteja concluído ao final de 2016. O empreendimento engloba a construção de quatro túneis (um dos quais de 15 km de extensão), 14 aquedutos, 9 estações de bombeamento e 27 reservatórios.
Os dois eixos (Norte e Leste) do projeto apresentam execução de 82,2 % (Norte) e 79,2 % (Leste). A obra é construída por etapas e os cronogramas de execução do empreendimento priorizam a sequência construtiva do “caminho das águas” do projeto, ou seja, das captações até os Estados que serão beneficiados. A expectativa é concluir a totalidade do empreendimento entre dezembro de 2016 e o início de 2017.
Ações de convívio com a seca
Devido aos longos períodos de seca e estiagem no País, principalmente no semiárido do Nordeste, o governo federal intensificou a gestão e a aplicação de políticas públicas para amenizar o impacto das perdas econômicas e sociais nas áreas atingidas. Por essa razão, o MI investe em outras obras hídricas estruturantes e em ações emergenciais.
Entre as obras hídricas estruturantes estão o Cinturão das Águas (CE), a Vertente Litorânea Paraibana (PB), o Canal do Sertão Alagoano (AL), a Adutora Pajeú (PE e PB), a Adutora do Agreste (PE), a Barragem de Ingazeiras (PE) e a Barragem de Oiticica (RN).
Considerado uma ação estruturante, o Programa Água para Todos já beneficiou mais de cinco milhões de brasileiros. O programa consiste na implantação de tecnologias de uso da água para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais.
O Água para Todos implementou, por exemplo, 876,5 mil cisternas e 2,1 mil sistemas simplificados de abastecimento. O programa recebeu R$ 5,2 bilhões em investimentos e já atendeu a 17 Estados – nove do Nordeste.
Ações emergenciais
As principais ações emergências do governo federal são aquelas de socorro e assistência e de restabelecimento de serviços essenciais em municípios em situação de emergência, a Operação Carro-Pipa Federal, o abastecimento em áreas urbanas e perfuração de poços.
O governo federal investiu R$ 525,4 milhões em ações de socorro e assistência de 2012 a agosto deste ano; atende 817 municípios e beneficia 4 milhões de pessoas por meio da Operação Carro-Pipa (cooperação técnica e financeira entre MI e Ministério da Defesa, com investimento de R$ 2,5 bilhões de março de 2012 a julho de 2015); destinou R$ 159 milhões para o abastecimento de água em áreas urbanas do semiárido; e perfurou ou recuperou 3,9 mil poços – nessa última ação foram investidos R$ 57 milhões (repasses aos Estados) e R$ 141 milhões (MI e vinculadas).
Obras em andamento


Obras em andamento

Com Cariri Ligado
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

.

.