Seu novo portal de comunicação no Cariri Paraibano !


sábado, 31 de outubro de 2015

Comissão do senado aprova multa para quem jogar lixo na rua



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, em decisão terminativa, no dia 29 de setembro, o projeto que obriga os municípios e o Distrito Federal a multar quem for pego jogando lixo nas ruas. A medida já é comum em algumas cidades, como no Rio de Janeiro - a medida foi para a análise da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, passará a valer em todo o território nacional.
De acordo com o Senado, o texto altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) para proibir o descarte irregular de lixo em via pública e para determinar que os municípios e o Distrito Federal regulamentem a forma correta de descarte.
O relator na CMA, senador Jorge Viana (PT-AC), apresentou voto favorável à proposta, apresentada pelo ex-senador Pedro Taques. Para Jorge Viana, “sanções pecuniárias ainda são ações pedagógicas e preventivas necessárias para se evitar condutas indesejadas”. Ele considera que o projeto contribuirá para educar a população com relação ao correto descarte dos resíduos sólidos.
Viana também apresentou emenda para retirar previsão de prazo de regulamentação da medida do projeto - ele considera que a a atitude seria uma ingerência sobre o Distrito Federal e sobre os municípios.
Com Agência Senado

Vereador denuncia que mulher não realizou parto no Hospital de Sumé por falta de anestesista


Por meio de redes sociais o Vereador Juan Pereira nesta sexta-feira (30) , denunciou a situação ocorrida no Hospital Alice de Almeida.



Segundo Juan Pereira , a Prefeitura demitiu a atual anestesista do Hospital e por falta de uma anestesista um parto que estava marcado para a noite desta última sexta-feira (30) não foi realizado , tendo ocorrido a transferência da gestante para Campina Grande.

“Hoje o nosso município tem uma média de trezentas pessoas contratadas, entre comissionados e contratados, digo, dentre tantos para demitir, o prefeito junto com o secretário Antonio Carlos, demitiram o único anestesista da cidade. Se um sumeense quiser fazer qualquer tipo de cirurgia tem que ir para Campina Grande”, disse o Vereador.

Em entrevista á uma emissora de rádio local na última quinta-feira (29) o Vice-Prefeito do Município , admitiu que o Hospital Alice de Almeida tem passado por dificuldades e também um impasse em um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado o que possivelmente dificultam manter bons serviços no Hospital.

O Governador Ricardo Coutinho afirmou em última visita a cidade renovar o compromisso em vista de melhorias para o Hospital da cidade de Sumé.

O convênio de nome FUNCEP é essencial com relação a manutenções Hospitalares.

Até o momento, a Prefeitura não se pronunciou sobre a denúncia de uma Sumeense não ter realizado o parto no Hospital Alice de Almeida e também o fato da Prefeitura possuir em média 300 cargos contratados.As duas denúncias realizadas pelo Vereador Juan Pereira.

Informativo Regional


Intensificando ações PM utiliza 1.400 policiais durante o feriado



A Polícia Militar intensificará as ações para garantir a segurança dos paraibanos durante o feriado de Finados (2). A Operação Eternidade, que tem início já nesta sexta (30) e segue até a segunda-feira (2), mobilizará mais de 1.400 policiais militares em todo Estado. A corporação ainda contará com 250 viaturas e 100 motos, que darão apoio no policiamento de 240 cemitérios, entre públicos e privados, em todo o Estado.
Conforme o coordenador do Estado Maior Estratégico da PM, coronel Jarlon Cabral Fagundes, o objetivo maior é reduzir os crimes violentos letais intencionais (CVLI), delitos contra o patrimônio público e quaisquer outras modalidades de crimes que coloquem em risco a integridade dos cidadãos que reverenciam seus entes queridos. Cada comandante local definiu os horários e dias em que as ações serão reforçadas de acordo com a necessidade de sua área de cobertura.
No interior, por exemplo, a atenção estará voltada para as missas, cultos e visitações aos entes falecidos, realizadas, sobretudo no domingo (1) e segunda-feira (2). Já na Capital, o efetivo também estará com a atenção redobrada para as vizinhanças dos cemitérios, onde o fluxo de pessoas já começa a aumentar a partir desta sexta feira (30).
O patrulhamento em todo o Estado envolverá o policiamento a pé e o motorizado, com participação da Rádio Patrulha e da Rotam (Ronda Táticas com Apoio de Motos); além da Cavalaria, no caso da Capital. Já nas rodovias estaduais, o Batalhão de Policiamento de Transito (BPTran) intensificará as fiscalizações, tanto em pontos fixos quanto com o patrulhamento.
Recomendações – A Polícia Militar orienta os cidadãos para que, ao visitarem os cemitérios, não transportem grandes quantias em dinheiro ou ostentem objetos de alto valor; e no caso de crianças e idosos, que sejam acompanhados de seus responsáveis. Estes últimos também devem supervisionar as crianças e impedir que elas manuseiem fósforos e velas, evitando queimaduras.
Com Paraíba Mix

É finalista no Prêmio Santander projeto da UFCG em Sumé



O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG é finalista no Prêmio Santander Universidades na categoria “Universidade Solidária” com o projeto “Potencializando e fortalecendo a cadeia produtiva do Umbu na Comunidade Duas Serras”.
Uma equipe do Banco Santander estará visitando o CDSA no próximo dia 4 de novembro, como parte da seleção do Prêmio.
O projeto “Potencializando e fortalecendo a cadeia produtiva do Umbu na Comunidade Duas Serras” é integrado pelos professores Luiz Antonio Coêlho, Alex Bruno do Nascimento  e José Irivaldo Alves Oliveira Silva e, pelos técnico-administrativos Carla Mailde Feitosa Santa Cruz, Dielle Oliveira Filocre Rodrigues e Allan Gustavo Freire da Silva.
O Prêmio na categoria Universidade Solidária tem como público alvo professores e alunos que tenham interesse ou que já realizam projetos sociais de desenvolvimento Sustentável com ênfase na geração de renda.
Com Paraíba Mix

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Racionamento na Paraíba é ampliado em Campina Grande e mais 18 cidades; Veja


Água vai ser cortada no sábado e só volta a ser fornecida na quarta-feira.Este é a segunda ampliação em menos de um ano.



O racionamento de água em Campina Grande e mais 18 cidades que são abastecidas pelo Açude Epitácio Pessoa vai ser ampliado a partir deste sábado (31). A água será cortada às 17h do sábado e só retorna as torneiras às 5h da quarta-feira. O manancial está com 14,4% do volume total, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).
A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) implantou o racionamento nessas cidades no dia 6 de dezembro de 2014. De início, o fornecimento era cortado no sábado e voltava na manhã da segunda-feira. Seis meses depois, houve ampliação e a população ficou sem água por mais 24 horas, retornando só na terça-feira.
Segundo o gerente regional da Cagepa em Campina Grande, Simão Almeida, a determinação para a ampliação partiu da Agência Nacional das Águas (ANA) tendo em vista o baixo volume do açude. "Essa é uma medida necessária. Vamos diminuir a vazão, que passará a ser de 650 litros por segundo. Isso tudo vai contribuir", afirmou.
Simão Almeida informou que a ampliação vai fazer com que o abastecimento não pare até fevereiro de 2017, quando o açude chegará a cerca de 5% da capacidade total, que é de 411 milhões de metros cúbicos. Esse cálculo não leva em conta possíveis recargas de chuva, segundo o gerente.
Volume morto
Apesar do racionamento, a Cagepa prevê que o açude vai chegar a 10% da capacidade, o que significa volume morto, na segunda quinzena de dezembro de 2015. Com isso, não terá mais força para levar a água por gravidade.
Um sistema de captação flutuante está em construção no açude para que a água continue sendo bombeada e distribuída. Uma torre foi construída às margens do local para ser conectada com três bombas que vão ficar dentro do açude. Elas vão levar a água até o sistema de distribuição da Cagepa.
Quem sofre com o racionamento é a comerciante campinense Maria da Guia. Ela acumula água em baldes e tem que fechar a lanchonete nos domingos e segunda-feiras por causa da falta de água. "A gente junta a água nos baldes na quinta e na sexta-feira pra poder usar em casa até a terça-feira, quando a água volta. Agora com um dia a mais de corte vamos ter que juntar ainda mais".
Para ela, a ampliação é necessária, apesar do sofrimento. "Eu tenho que pensar no futuro da minha filha. Em toda a minha vida sofri muito com água e não quero que ela passe o mesmo daqui pra frente. Quem não usa a água direito, tem que se conscientizar ", afirma Maria da Guia, que defende punição para quem gasta água sem necessidade.

Com G1 PB

Proposta de retomada do crescimento é apresentada pelo PMDB


Denominado Uma Ponte para o Futuro, o texto começa fazendo um diagnóstico da economia do país. A “profunda recessão”, conforme classifica, começou em 2014 e “deve continuar em 2016”.

A Fundação Ulysses Guimarães, pertencente ao PMDB, enviou nesta sexta-feira (29) um documento aos seus correligionários em que propõe uma série de medidas visando a retomada do crescimento da economia brasileira e critica “excessos” cometidos pelo governo federal nos últimos anos que ocasionaram em “desajuste fiscal” que chegou a um “ponto crítico”.

Denominado Uma Ponte para o Futuro, o texto começa fazendo um diagnóstico da economia do país. A “profunda recessão”, conforme classifica, começou em 2014 e “deve continuar em 2016”. “Dadas as condições em que estamos vivendo, tudo parece se encaminhar para um longo período de estagnação, ou mesmo queda da renda per capita”. O documento foi apresentado nesta quinta-feira pelo vice-presidente da República, Michel Temer, durante encontro com jornalistas, no Palácio do Jaburu, em Brasília.

De acordo com os autores do documento, que teve o aval de Temer, as soluções para os problemas fiscais do país passam por medidas emergenciais e “reformas estruturais”. Mas o desafio, afirmam, não cabe a “especialistas financeiros” e, sim, a políticos capazes de dar preferência a “questões de longo prazo” e que devem “deixar de lado divergências e interesse próprio”.

As propostas, reunidas em um arquivo de 19 páginas, foram encaminhadas por e-mail para que os membros da fundação discutam com suas bases e apresentem contribuições no Congresso Nacional da entidade, marcado para o próximo dia 17 de novembro.

Sem citar diretamente as medidas de ajuste que foram colocadas na mesa recentemente pelo governo, como a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o Ponte para o Futuro faz críticas à elevação de tributos. Citando o aumento da carga tributária brasileira, nos últimos anos, em comparação com outros países, ele afirma: “Qualquer ajuste de longo prazo deveria, em princípio, evitar aumento de impostos, salvo em situação de extrema emergência e com amplo consentimento social”.

Uma das linhas de argumentação econômica do texto passa pela necessidade de aumentar a autonomia dos entes públicos para alterar anualmente o Orçamento da União. Para que se atinja o equilíbrio das contas públicas, o documento sugere que a sociedade e o Congresso Nacional elejam prioridades para o país conforme os “recursos e as necessidades”, corrigindo-se no ano seguinte eventuais erros.

“Nossa crise é grave e tem muitas causas. Para superá-la será necessário um amplo esforço legislativo, que remova distorções acumuladas e propicie as bases para um funcionamento virtuoso do Estado. Isto significará enfrentar interesses organizados e fortes, quase sempre bem representados na arena política”.

De acordo com o texto apresentado, “nos últimos anos é possível dizer que o governo federal cometeu excessos, seja criando novos programas, seja ampliando os antigos, ou mesmo admitindo novos servidores ou assumindo investimentos acima da capacidade fiscal do Estado. A situação hoje poderia certamente estar menos crítica”.

“Acabar com as vinculações constitucionais” para os gastos com saúde e educação, por exemplo, é outra medida sugerida. Segundo o documento, esse tipo de despesa obrigatória foi criada por conta de um “receio de que o Executivo pudesse contingenciar” gastos em caso de necessidade. 

“O orçamento não impositivo, ou melhor, facultativo, é fruto da desconfiança do Executivo na sabedoria ou responsabilidade do Legislativo. Remédio equivocado, para uma doença que se chama falta de articulação política democrática. Os Poderes têm que se entender, e o Executivo sempre dispõe de instrumentos de contenção. O contingenciamento e, o principal deles, o veto”, escreveram os peemedebistas.

A criação de um comitê independente para avaliar anualmente a continuidade de programas estatais é outra proposta dos autores do documento: “Hoje os programas e projetos tendem a se eternizar, mesmo quando há uma mudança completa das condições. De qualquer modo, o Congresso será sempre soberano e dará a palavra final sobre a continuação ou fim de cada programa ou projeto”.

Previdência

Para resolver os problemas fiscais devido ao déficit cada vez crescente da Previdência Social, a ampliação da idade mínima para a aposentadoria é classificada como uma solução “simples do ponto de vista puramente técnico”. A idade mínima deve aumentar progressivamente, defende, sem que seja inferior a 65 anos para os homens e 60 para as mulheres.

Outro modelo usado nos últimos anos e alvo de críticas do documento é a “indexação de qualquer benefício ao salário-mínimo”. O fim da indexação desses benefícios é classificado como “indispensável”. “O salário-mínimo não é um indexador de rendas, mas um instrumento próprio do mercado de trabalho. Os benefícios previdenciários dependem das finanças públicas e não devem ter ganhos reais atrelados ao crescimento do PIB, apenas a proteção do seu poder de compra”.

Juros

A alta dos juros no Brasil também é mencionada no documento do PMDB, e credita ao fato de a inflação estar “muito acima da meta de 4,5% e ameaça sair de controle”. De acordo com o texto, “qualquer voluntarismo na questão dos juros é o caminho certo para o desastre”. “Juros tão altos diminuem nossa capacidade de crescer, afetam o nível dos investimentos produtivos e realizam uma perversa distribuição de renda”, diz.

Em alguns pontos, o documento fala da atuação do Banco Central, dizendo ser preciso “repensar seriamente” as operações de swap cambial que poderão gerar em 2015 custo de 2% do PIB para o Estado. “Na verdade é preciso questionar se é justo que uma instituição não eletiva tenha este tipo de poder, sem nenhum controle institucional. Tudo isto parece mostrar que o nosso desequilíbrio fiscal tem muitas faces e foi se constituindo ao longo do tempo. Só um choque institucional pode revertê-lo, bem como uma visão integrada da questão e muita lucidez e autoridade política”.

Ajuste fiscal

Ao abordar a questão do ajuste fiscal, o documento ressalta que o ajuste não é um “objetivo por si mesmo”. Na opinião dos economistas que elaboraram o texto, o ajuste deverá levar a um crescimento econômico que, se não houver, será apenas uma “proclamação vazia”. 

“Ajustes de emergência implicam sempre em perdas e sofrimentos, repartindo injustamente seus custos e benefícios, sem resolver o problema”. O texto defende que a volta do crescimento seja impulsionada pela participação “mais efetiva” do setor privado na construção e na infraestrutura, sem intervenções que “distorçam os incentivos do mercado”.

“Nos últimos anos o crescimento foi movido por ganhos extraordinários do setor externo e o aumento do consumo das famílias, alimentado pelo crescimento da renda pessoal e pela expansão do crédito ao consumo. Esses motores esgotaram-se, e um novo ciclo de crescimento deverá apoiar-se no investimento privado e nos ganhos de competitividade do setor externo, tanto do agronegócio, quanto do setor industrial”, diz.

O ex-ministro da Fazenda Delfim Neto foi um dos economistas ligados à Fundação Ulysses Guimarães que contribuiu para a elaboração do documento. No site da fundação, o PMDB conclama os seus correligionários a se inscreverem no congresso em novembro, que vai marcar os 50 anos do partido.

Com Portal Correio

Sem aviso visível cobrança de cover artístico é ilegal, segundo Procon; Entenda


Procon de João Pessoa diz que estabelecimento deve deixar claro quando está cobrando pelo serviço, com avisos expostos; caso contrário, a cobrança será ilegal.

A cobrança de couvert artístico em bares e restaurantes não é uma prática ilegal, mas há consumidores que têm dúvidas sobre quando ele deve ser cobrado ou não. O Procon de João Pessoa explicou nesta quinta-feira (29) que os consumidores devem prestar atenção para que não sofram cobranças abusivas e se  estabelecimento não mostrar que está cobrando pelo serviço, esse é um caso de abuso.

O secretário do Procon-JP, Helton Renê, disse que donos de bares e restaurantes que optarem pela cobrança deverão deixar de modo claro e visível a existência da taxa. “Os donos de estabelecimentos podem cobrar sim o couvert, mas há uma série de detalhes que eles devem observar. Uma deles é deixar expresso o aviso, na entrada do estabelecimento, que há essa cobrança. O consumidor pode ficar constrangido de saber que terá de pagar a taxa apenas ao olhar o cardápio e decidir sair”, revelou.

A cobrança do couvert não é um pagamento facultativo. Porém, todos os consumidores têm o direito à informação prévia (art.6º, III CDC), caso não exista, essa cobrança será ilegal. Em resumo, se você se dirigir a um restaurante ou barzinho onde não haja um cartaz, faixa ou qualquer outro tipo de informativo prévio, a cobrança do couvert artístico será indevida, devendo preferencialmente ser apresentada na entrada do estabelecimento e no cardápio especificando o valor, com letra legível e de fácil visualização.

Veja as orientações:

- É ilegal a cobrança de couvert artístico para músicas ambiente (gravadas) ou telão em dia de jogos;

- Para se cobrar o couvert é necessário o oferecimento de show ou música ao vivo;

- A informação da cobrança deve ser antecipada sobre o valor cobrado;

- Para a cobrança deve haver a existência de contrato de trabalho entre o(s) artista(s) e o estabelecimento.

Com Portal Correio

Já estão disponíveis Provas do Enem para download no site do Inep; baixe aqui


Edição de 2015 do Enem registrou percentual de abstenção de 25,5%, o menor da série histórica do exame.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana estão disponíveis, a partir de hoje (30), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os candidatos fizeram o exame nos dias 24 e 25 de outubro. (Confira as provas). Mais de 204 mil pessoas fizeram o Enem na Paraíba.

Os cadernos de provas aplicados nos dois dias do Enem têm questões de ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a proposta de redação. Os estudantes podem usar provas passadas para se preparar para as próximas edições do exame e para vestibulares.

Neste ano, o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Os gabaritos das provas objetivas foram divulgados na quarta-feira (28) e os resultados individuais devem ser liberados em janeiro de 2016.

A edição de 2015 do Enem registrou percentual de abstenção de 25,5%, o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos em 2014.

Com Portal Correio

Tiroteio no Centro de João Pessoa causa correria e duas vitimas feridas


Primeira vítima foi socorrida em veículo particular para o Hospital de Trauma e estava sendo atendida na ala vermelha da unidade, até as 13h. O outro ferido estava no local da ocorrência aguardando ajuda médica, mas sem gravidade.
Pelo menos duas pessoas ficaram feridas após um tiroteio registrado no Ponto de Cem Réis, área de grande movimento do Centro de João Pessoa, no fim da manhã desta sexta-feira (30). A Polícia Militar informou que ainda está na ocorrência e não repassou detalhes, mas um suspeito foi preso pouco tempo depois, no bairro dos Bancários, e teria dito que foi ao Ponto de Cem Réis para cometer um homicídio.

Testemunhas disseram à TV Correio HD que um homem armado chegou atirando e ameaçando uma pessoa. Essa vítima teria reagido, segurado a arma e acabou escapando da morte. As testemunhas não forneceram detalhes, apenas disseram que um homem foi baleado com dois tiros e outro foi ferido na perna com tiro de raspão.

A primeira vítima, um homem de 61 anos, foi socorrida em veículo particular para o Hospital de Trauma, onde foi internado em situação grave. O outro ferido estava no local da ocorrência aguardando ajuda médica, mas sem gravidade.

Pouco tempo depois, um suspeito foi preso nos Bancários, na Zona Sul da Capital, e teria confessado que foi ao Centro para matar o homem que reagiu. Até as 13h40, a PM ainda estava fechando a ocorrência e não repassou detalhes.

Com Portal Correio

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Em tempos de grande estiagem na Paraíba, carros-pipa já abastecem 75% das cidades



A seca prolongada tem aumentado o drama de milhares de paraibanos. Pelo menos mais de 2 milhões de pessoas, distribuídas em 178 cidades do Estado, convivem com severos racionamentos ou mesmo com a indisponibilidade total de água.
Nesses locais, os carros-pipa têm sido a salvação da população, abastecendo cisternas, caixas de água e levando condições de subsistência em meio às adversidades da seca.
Dos 223 municípios paraibanos, pelo menos 75% estão sendo atendidos pela Operação Carro-Pipa, com veículos coordenados pelo Exército, pela Defesa Civil do Estado ou pelos próprios municípios. Na Operação Carro-Pipa coordenada pelo Exército são 1.147 pipeiros contratados para auxiliar no abastecimento de 169 municípios. Já a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil é responsável pela cobertura de 100 cidades desde o mês de agosto. São 175 pipeiros contratados, conforme o coordenador estadual de Defesa Civil, George Sabóia. “A situação é crítica em todo o Estado”, ressaltou o coordenador.
Dentre os municípios afetados pela seca, 22 estão sem água nas torneiras, alguns há vários anos. Essa é a situação vivida em Montadas, no Agreste do Estado, depois que o açude Emídio, que abastecia a cidade secou, há quase três anos. Lá, os moradores já se adaptaram a ter que comprar água através de carros-pipa ou, não tendo recursos financeiros, a formar filas para buscar um pouco de água em uma das caixas d’água ou cisternas instaladas pela prefeitura nas ruas da cidade, que também são abastecidas pelos pipas.
Dos 223 municípios do Estado, 91 estão em racionamento, 22 em colapso e 25 em estado de alerta, de acordo com dados da Companhia Paraibana de Água e Esgotos (Cagepa).
Com PBAgora/Paraíba Mix

Salários de servidores do Estado começam a ser pagos nesta quinta-feira (29)



O Governo do Estado segue com o compromisso de pagar o salário dos servidores dentro do mês trabalhado. O pagamento referente ao mês de outubro será feito nos dias 29/10 e 30/10.
A Secretaria do Estado da Administração (Sead) informa que, no primeiro dia, recebem aposentados e pensionistas (29). Já os servidores da ativa recebem no dia seguinte (30).
Com Paraíba Mix

Detonações nas obras do Rio São Francisco em Monteiro assustam população


Moradores orientados a sair , durante explosões

Dezenas de moradores do município de Monteiro tiveram que deixar suas casas nesta terça-feira (27), devido às novas detonações de explosivos na obra da transposição do Rio São Francisco, que está sendo executada naquele município, por onde passa o Eixo Leste da obra.
Continuam sendo feitas recomendações para que os moradores deixem suas casas no momento em que as detonações são feitas. Moradores já haviam denunciado que as explosões estão causando rachaduras nas residências.
Recentemente, a imprensa veiculou matéria dando conta de que as obras da transposição estavam provocando alguns danos em Monteiro por conta das detonações de dinamites para abrir canais em locais com roxas e pedras. Algumas casas estão ficando com rachaduras em suas paredes por conta dos tremores que são causados após as explosões.
Em uma das residências, localizada na Vila Popular, além das rachaduras, uma casinha de cachorro chegou a cair por conta destes tremores. Mas as reclamações dos moradores não são apenas com os danos materiais. Segundo eles, o barulho chega a ser estarrecedor, incomodando o sossego de muitos deles. Aqueles que estão tendo suas casas danificadas se organizam para procurar a Justiça e ter os danos reparados.
Sobre a transposição
A transposição do São Francisco segue em execução, com previsão de entrega de um trecho de aproximadamente 40 quilômetros nos próximos meses. As obras tiveram início em 2007, divididas em Eixo Norte — que atende Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba — e Eixo Leste, que abrange áreas não atendidas pelo Eixo Norte na Paraíba e Pernambuco.
com Cariri Ligado/Paraíba Mix

Após ação movida pelo Procon, Bancos poderão pagar até 10 mil por dia após a greve


Processo, autuado sob o número 0808759-98.2015.815.0001 tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande e foi deferido pela juíza Giovanna Lisboa Araújo de Souza, no dia 6 de outubro deste ano.

O Procon de Campina Grande informou nesta quarta-feira (28) que moveu uma ação civil pública para coibir práticas que causassem danos aos consumidores da cidade. Segundo o órgão, alguns bancos não estavam disponibilizando envelopes nas agências ou mesmo o serviço de depósito no autoatendimento. Os bancos voltaram a funcionar nessa terça (27). Já o Procon de João Pessoa pede para que consumidores fiquem atentos às faturas de novembro para verificar se haverá cobranças indevidas no pós-greve.

O processo, autuado sob o número 0808759-98.2015.815.0001 tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande e foi deferido pela juíza Giovanna Lisboa Araújo de Souza, no dia 6 de outubro deste ano.

“As instituições bancárias, que não cumpriram com as determinações durante a greve, pagarão uma multa no valor de R$ 10 mil para cada dia em que o órgão constatou esse descumprimento”, explicou o coordenador executivo do Procon Municipal, Paulo Porto de Carvalho Junior.
O Procon disse que apresentará, ainda nesta semana, os autos de constatação ao Poder Judiciário para que as instituições bancárias sejam punidas pelo descumprimento da decisão judicial.

O Procon da Capital informou que registrou na terça-feira (27) cerca de 50 reclamações de consumidores alegando que as agências estavam fazendo cobranças de juros e multas.
Com Portal Correio

fraudes do 'Minha Casa, Minha Vida' eram lideradas por Advogada e chegavam até R$ 1,7 mi na Paraíba


Segundo as investigações, grupo criminoso era comandado por uma advogada que atua em causas ligadas à construção civil. Prejuízo causado pela quadrilha é de R$ 1,7 milhão.


Uma quadrilha suspeita de fraudes no programa 'Minha Casa, Minha Vida' foi desarticulada, na manhã desta quarta-feira (28), em operação da Polícia Federal na Paraíba. A Caixa Econômica Federal (CEF) emitiu nota para se posicionar sobre o caso, na tarde desta quarta.
Segundo as investigações, o grupo criminoso era comandado por uma advogada que atua em questões pertinentes à construção civil. Conforme a Polícia Federal, ela aliciava pessoas para, de forma fraudulenta, figurarem como beneficiárias de financiamentos junto à Caixa Econômica Federal.  
A operação recebeu o nome 'Falsa Moradia' e acontece em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). São cumpridos três mandados de condução coercitiva, quatro de busca e apreensão na Grande João Pessoa, além do mandado de prisão preventiva da chefe do esquema criminoso. 
Em seu estágio atual a investigação detectou fraudes em 17 financiamentos, resultando num montante aproximado de R$ 1,7 milhão. Com os documentos que serão examinados a partir da desarticulação da quadrilha esses valores poderão ser ampliados. 
De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha produzia documentos falsos para simular situação em que as pessoas, indevidamente, pudessem ser enquadradas no 'Minha Casa, Minha Vida', sem que houvesse, por exemplo, ocupação de unidade habitacional. As investigações da operação Falsa Moradia destacam fraudes em comprovantes de renda, que permitiam que os compradores ficassem aptos a obterem o melhor subsídio possível concedido pelo governo federal.
Os indícios também apontam que o grupo criminoso apresentava imóveis construídos por terceiros, sem que tivessem qualquer relação com a citada obra, a engenheiros das instituições financeiras, sempre observando a cautela em mostrarem as casas, recém construídas, em horário em que fosse mínimo o risco de o proprietário ou construtor verdadeiro presenciar a fraude. Diversas empresas tiveram, indevidamente, seus nomes e dados usados pelo grupo criminoso, quando das confecções de declarações de renda falsas.
Perto do fim da tarde, a Caixa Econômica Federal emitiu nota para explicar que os indícios de fraude foram identificados pela auditoria interna do banco e encaminhados à Polícia Federal. A CEF informou que adotou todas as medidas cabíveis no âmbito administrativo e que continua contribuindo integralmente com as investigações dos órgãos competentes.
Com Portal Correio

Pai é morto após tentar salvar filho de emboscada na Paraíba



Moto das vítimas não foi roubada
O agricultor Francisco Luziêr das Chagas, 52 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça ao tentar impedir que o filho fosse assaltado por dois homens durante uma emboscada. O crime ocorreu no sítio Cipó, zona rural da cidade de Marizópolis, no Sertão do estado a 450 km de João Pessoa, na noite desta quarta-feira (28).
De acordo com a soldado Verônica Rodrigues,  do 14º Batalhão da Polícia Militar em Sousa, dois jovens vinham em uma motocicleta e quando passavam por uma estrada de barro na zona rural da cidade foram surpreendidos com uma corda atravessada na pista.
“As vítimas caíram da moto e um dos jovens gritou pelo pai, que morava a poucos metros do local. O Francisco Luziê se armou com uma espingarda e ao se aproximar para salvar o filho da emboscada dos assaltantes foi morto com um tiro na cabeça. Os suspeitos fugiram sem levar a motocicleta dos rapazes”, falou a policial.
Cordas espalhadas pela pista
O agricultor não resistiu aos ferimentos na cabeça e morreu antes de receber atendimento médico. O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade de Patos, na mesma região. Até as 21h os suspeitos não tinham sido presos.
Com Portal Correio/Muido.com

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Na Paraíba:Criança de quatro anos baleada em aniversário está em estado grave e precisa de sangue O+


Hospital de Hemergência e trauma da capital

Uma menina de quatro anos foi baleada quando comemorava o próprio aniversário na companhia de amigos e familiares. Ela está em situação grave e precisa de sangue O+. O caso aconteceu na noite dessa segunda-feira (26), na comunidade Riachinho, no bairro Treze de Maio, em João Pessoa. Outras duas pessoas, que, segundo a polícia, são parentes da menina, também foram atingidas pelos disparos.
As vítimas foram socorridas por pessoas que estavam na festa. Inicialmente, a menina foi levada para o Hospital Militar Edson Ramalho, mas estava inconsciente e precisou ser transferida para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. De acordo com boletim divulgado na manhã desta terça-feira (27), o estado de saúde dela é grave. As outras duas pessoas baleadas também foram levadas para o Trauma e têm quadro clínico considerado regular.
Segundo informações da Polícia Militar, a menina estava em casa, na festa de aniversário, quando dois homens invadiram o evento à procura de uma pessoa, ainda não identificada. Os familiares da garota fecharam as portas e a dupla reagiu a tiros. Ainda conforme a PM, os homens efetuaram vários disparos e um deles atingiu a garota no peito. 
Os suspeitos da tentativa de triplo homicídio fugiram e ainda não foram presos.
Doação
A informação de que a criança precisa de sangue foi divulgada nesta terça-feira (27), pela direção do Hospital de Trauma da Capital.
O doador deve ter entre 16 e 69 anos, não ter problemas de saúde, estar bem alimentado e pesar mais de 50 kg. Os interessados devem ir ao Hemocentro na avenida Dom Pedro II, número 1119 , na Torre, em João Pessoa. Telefone: (83) 3218-7610.
portal correio

Moto é roubada em Sumé na tarde desta Terça-Feira (27)



No início da tarde desta Terça Feira (27) por volta das 15:00 horas , mais um assalto foi cometido no Município desta vez , uma moto foi roubada na Rua Francisco de Melo também no centro da cidade mais precisamente em frente ao hospital Alice de Almeida aproximadamente 50 metros da Delegacia da cidade.

 Segundo informações das vítimas,um individuo abordou alguns moradores que estavam em frente  a uma residência,o suspeito estava de posse de  um revolver , obrigou as vítimas a entrarem na casa logo em seguida, empreendeu fuga na moto de uma das vítimas, segundo informações uma Broz vermelha ano 2010 de placa: NVD 1346 em direção a Santa Luzia do cariri impressionando pela audácia passando pela frente da Delegacia .

A polícia continua realizando diligências mas até o momento nenhum suspeito foi preso.

Mais informações a qualquer momento no IR.

Informativo Regional

Loja é assaltada em Sumé na manhã desta Terça-Feira (27)



Na manhã desta Terça-Feira (27) , por volta das 9:00 horas da manhã no centro de Sumé mais precisamente na rua Marciano de Oliveira, que é local de vários comércios na cidade,
uma loja de celulares e acessórios foi assaltada por um individuo armado com um révolver que chegou ao local a pé onde se sentou e após alguns instantes anunciou o assalto , o individuo levou o aparelho celular da proprietária da Loja que fugiu logo após, segundo informações de populares o suspeito após a ação se evadiu em direção da Praça Adolfo Mayer supostamente o mesmo estaria sendo esperado por um segundo suspeito de onde empreenderam fuga.

A polícia até o momento não localizou os criminosos , mais informações a qualquer momento no IR.

Informativo Regional

Governador Ricardo Coutinho entrega nesta terça-feira a adutora emergencial do açude de Sumé



O governador Ricardo Coutinho entrega nesta terça-feira (27), às 11h,  a adutora emergencial do açude de Sumé, que vai reforçar o sistema de abastecimento do Congo. A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), recebeu investimentos de mais de R$ 1,4 milhão e vai amenizar os efeitos da estiagem e racionamento, beneficiando 62,4 mil paraibanos.
Serão beneficiadas as populações dos municípios de: Serra Branca, Monteiro, Sumé, Santa Luzia do Cariri, São João do Cariri, Prata, Ouro Velho, Amparo, São José dos Cordeiros, Gurjão, Santo André, Parari, Sucuru (distrito de Serra Branca), Coxixola, Pio X (distrito de Sumé) e Livramento.
A adutora foi construída com recursos próprios e conta com 3 km de extensão e diâmetro de 300 milímetros. Também foram feitas melhorias na estação de tratamento de água do sistema adutor do Congo.

informativo regional

Pistola furtada de PM foi trocada por pedras de crack em ponto de drogas na paraíba



Uma pistola PT100 .40 que foi roubada de um policial militar foi recuperada na noite desta segunda-feira (26), na comunidade Gaucinha, no bairro Costa e Silva, dentro um ponto de venda de drogas. A arma foi trocada por pedras de crack. Uma jovem de 20 anos foi presa e confessou o crime.
Segundo informações do capitão Sidnei Paiva, comandante da 6ª Cia do 1ºBPM, a pistola pertence a um cabo da PM lotado na Unidade Polícia de Solidária (UPS), do bairro de Mandacaru. Os policiais chegaram até a mulher através de uma denúncia anônima.
“Recebemos a informação que Anne Freitas do Nascimento – que é usuária de drogas – tinha furtado a arma no domingo (25), no bairro Esplanada, de dentro do carro do policial. Fizemos a abordagem a ela e contou onde teria trocado a pistola pela droga. Fomos até uma residência indicada por ela e abordamos uma jovem – que seria mulher de um traficante, que conseguiu fugir com a arma”, disse o capitão.
Ainda segundo o oficial, o homem abandonou a pistola Serviço Social da Indústria (Sesi), que fica na mesma comunidade. Anne Freitas foi levada para a Central de Flagrantes de João Pessoa.
portal correio

Criança de 4 anos é baleada no peito quando comemorava o próprio aniversário na paraíba



Uma menina de 4 anos foi baleada quando comemorava o próprio aniversário na companhia de amigos e familiares. O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (26), na comunidade Riachinho, no bairro Treze de Maio, em João Pessoa. Outras duas pessoas foram atingidas pelos disparos.
Segundo informações da Polícia Militar, a menina estava em casa na festa de aniversário quando dois homens invadiram o evento a procura por uma pessoa, ainda não identificada. Os familiares da garota fecharam às portas e a dupla reagiu a tiros.
Ainda conforme a PM, os homens efetuaram vários disparos e um deles atingiu a garota no peito. Ela foi socorrida em uma motocicleta para o Hospital Militar Edson Ramalho, mas foi transferida para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, inconsciente.
A Polícia Militar informou ainda que as outras vítimas baleadas são parentes da criança. A menina foi submetida a uma cirurgia de emergência. O estado de saúde dos pacientes será divulgado na manhã desta terça-feira (27). Até as 23h40, os suspeitos pela tripla tentativa de homicídio não tinham sido presos.

Bancários encerram greve e agências reabrem nesta terça em toda Paraíba



Os funcionários dos bancos privados da Paraíba decidiram encerrar a greve durante assembleia realizada na noite desta segunda-feira (26), em João Pessoa. Com isso, depois de 21 dias de paralisação, as agências do Itaú, Bradesco, HSBC e Santander devem voltar a funcionar normalmente a partir de terça-feira (27). Os servidores da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Nordeste também decidiram voltar ao trabalho nesta terça.
Por unanimidade, os bancários decidiram aceitar a proposta apresentada pela Federação Brasileira de Bancos (Fenaban) no sábado (24), incluindo reajuste de 10% no salário e no Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de 14% de reajuste nos vales alimentação e refeição. Para finalizar o movimento grevista, os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, um dia após a assinatura do acordo, os trabalhadores, compensariam, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.
No começo das negociações, a Fenaban havia oferecido 5,5% de reajuste salarial, ante uma inflação de 9,88%. Os bancários começaram a greve no último dia 6 e pediam reajuste salarial de 16%, piso salarial de R$ 3.299,66 e PLR de três salários mais R$ 7.246,82. Também reivindicaram vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 788 cada, além de pagamento para graduação e pós
portal correio

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Violência contra mulher no país é o tema da redação do Enem




O assunto é bastante atual e discutido intensamente nas redes sociais. No ano passado, uma campanha na internet levou mulheres do Brasil todo a publicar fotos com a frase "Não mereço ser estuprada". Desde a semana passada, em nova mobilização virtual, milhares de mulheres vêm publicando depoimentos com a hashtag #primeiroassedio. Nesses posts, sempre carregados de emoção, elas descrevem o primeiro episódio de assédio sexual que sofreram, muitas vezes na infância.

A professora de Redação do Colégio Objetivo, Cida Custódio, elogiou a escolha do tema que, segundo ela, traz uma discussão atual e fundamental.

- É um dos temas mais bem escolhidos do Enem de todos as edições. O Brasil tem histórico de violência contra a mulher. Muitos estudantes do Enem conhecem a violência contra a mulher de dentro de suas próprias casas - afirmou Cida, antes de dizer que o tema pede um posicionamento claro. - A violência contra a mulher é indefensável, os candidatos não ficarão em dúvida sobre como abordar. Além disso, recentemente, foi sancionada a lei do feminicídio. Na hora de propor intervenções, podem citar aplicação da Lei Maria da Penha, a defesa de que as escolas orientem seus alunos sobre isso.
Professor de redação do colégio e curso de A a Z, Rafael Pinna também aplaudiu o tema da prova deste ano.

- O tema mais uma vez dialoga com a atualidade brasileira. O exame costuma fugir de debates muito polêmicos, que ocupem muitas manchetes, mas nesta edição o critério foi claramente a relevância social. De certa forma, esse assunto já tinha aparecido na prova de Ciências Humanas, no sábado, com uma frase da Simone de Beauvoir, o que prova que a banca pretende reforçar o debate sobre a questão - elogiou o professor.
De acordo com Pinna, durante o texto, o aluno deve demonstrar senso de cidadania, com argumentos que tratem a violência de gênero como um problema cultural e legal, de amplitude nacional. Nesse sentido, o caminho mais lógico, diz ele, é a identificação das causas da violência de gênero, como a cultura do machismo, que leva à naturalização desse tipo de agressão, e a escassez relativa de punições, mesmo com legislações específicas sobre o assunto. Ele também enfatizou a importância de se abordar a Lei Maria da Penha:

- O estudante pode falar sobre a necessidade de se aplicar com maior eficácia a Lei Maria da Penha, sobre a importância da tipificação do feminicídio como crime hediondo no Código Penal e, principalmente, sobre a necessidade de uma mudança de valores, que depende principalmente da mídia e das escolas.
Segundo o coordenador de redação do Colégio pH, Marcelo Caldas, outro ponto interessante da proposta de Redação foi a presença da palavra "persistência", que indica a importância de abordar o assunto como uma questão que arraigada na sociedade brasileira.

- A frase fala da persistência da violência contra mulher, uma questão que está muito encrustrada na realidade brasileira. É interessante fazer uma contextualização que explique como isso está espalhado na sociedade desde o comportamento masculino no vagão do metrô, até a agressão à mulher dentro de casa- afirmou.

o globo

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

.

.