Seu novo portal de comunicação no Cariri Paraibano !


sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Curso de Engenharia de Produção em Campus da UFCG de Sumé, é considerado um dos melhores do País



O Curso de Engenharia de Produção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande está entre os melhores do país segundo o Ministério da Educação (MEC), que publicou através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) os resultados das avaliações das instituições de ensino superior nas áreas de exatas, humanas e biológicas.

Para tal resultado, foi informado o índice de classificação de universidades, faculdades e centros universitários: O CPC (Conceito Preliminar de Curso). O Curso de Engenharia de Produção do CDSA recebeu conceito 4.

Em escala que vai de 1 a 5, o CPC é considerado insatisfatório quando não atinge, no mínimo 3. Os cursos com notas 4 e 5 são os mais bem avaliados pelo Ministério. Universidades que não participam do Enade não recebem tal avaliação e nota.
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores.

Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela CONAES.
O CPC, assim como o Conceito Enade, também é calculado por Unidade de Observação e é divulgado anualmente para os cursos que tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes e dois estudantes ingressantes registrados no Sistema Enade. Os cursos que não atendem a estes critérios não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

Com De Olho no Cariri

Em Monteiro, Prefeita decreta situação de Emergência na Saúde do Município



O alarmante crescimento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zica, fez com que a prefeita Edna Henrique baixasse o Decreto nº 930/2015, decretando Situação Excepcional de Emergência na saúde pública de Monteiro, que enfrenta uma epidemia de casos de infecção provocados pelo mosquito Aedes Aegypti.

O município de Monteiro se encontra com números assustadores de casos notificados e bem superiores aos casos notificados no mesmo período do passado, o que demonstra a gravidade da situação e os riscos eminentes que a população do município de Monteiro está sujeita.

O Decreto prevê que o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, só terá sucesso se houver parceria entre o Poder Público e todos os proprietários comerciais, residenciais, de lotes e terrenos baldios e/ou quintais, tendo em vista que a larva do inseto desenvolve-se em águas limpas e paradas, não só em poças e recipientes jogados em logradouros públicos, mas também no interior de residências, com caixas d’água, piscinas e vasos de plantas, entre outras medidas.

Na presença de representantes do Ministério Público, Policias Civil e Militar, representantes das Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores, Igreja Católica e Evangélicas, líderes de Associações Comunitárias, entidades de classe, empresários, comerciantes e setores da imprensa local, a secretária Anna Lorena apresentou um plano de ações concretas e efetivas que serão tomadas a partir de agora para intensificar o combate ao mosquito.

“O nosso trabalho de combate ao Aedes Aegyptis não parou, desde o início do ano mantemos uma ação permanente, porém, as incidências dos casos de dengue, chikungunya e zica vírus aumentaram consideravelmente nos últimos dias e é preciso intensificar as ações de combate ao mosquito, por isso, a partir de agora vamos formar um verdadeiro exército para vencermos esta guerra”, disse Lorena.

Anna Lorena também apresentou o projeto “Segunda-Feira da Faxina”, que começará na próxima segunda-feira, dia 28, nos bairros onde estão sendo identificados os maiores casos das doenças causadas pelo mosquito.

Esta ação consiste em um verdadeiro arrastão de limpeza nas residências e terrenos baldios, que contará com o apoio de todas as secretarias para auxiliar na retirada de objetos que possibilitem o armazenamento de água, o que pode formar focos para reprodução da larva do mosquito.

O projeto Segunda-Feira da Faxina começará pelo bairro do Alto da Bela Vista que apresenta altos índices dos casos de dengue, chikungunya e zica, mas, segundo a secretária Anna Lorena isso não significa que a área central de Monteiro não traga preocupação.

Presente ao lançamento do projeto, a prefeita Edna Henrique disse que adiou todos os compromissos para participar da reunião e reforçar a sua preocupação com o avanço da infecção no município. “É clima de guerra. Lutaremos com unhas e dentes pela vida de nosso povo, é a saúde, e saúde é vida de nossa população, que está em jogo”, disse a prefeita.


O Decreto foi assinado na última terça-feira, 22, e tem validade de 90 dias, sujeito a prorrogação por igual período.

Com De Olho no Cariri

Aesa registra chuvas e ventanias na PB; 20 cidades do Cariri receberam chuvas.


Chuva forte e ventos fortes em Sumé
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba registrou chuvas em quase toda Paraíba nesta quinta-feira (24), véspera de Natal. No Cariri Paraibano choveu em pelo menos 20 cidades e em alguns locais, as precipitações vieram acompanhadas de forte ventania.
Estrutura de metal com nome de Sumé foi danificada
Em cidades como Sumé, Santo André e Taperoá a ventania deixou alguns vestígios de destruição. Segundo informações repassadas ao portal De Olho no Cariri, em Sumé, por exemplo, o “S” do letreiro da cidade na Serra que corta o município voou, assim como alguns telhados de casas.

Foram verificadas precipitações nas cidades de Taperoá, Coxixola, Serra Branca, Santo André, São João do Cariri, Congo, Caraúbas, São Domingos do Cariri, Boqueirão, Livramento, Juazeirinho, Sumé, Barra de São Miguel, Boa Vista, Monteiro, Camalaú, São João do Tigre, Parari, São José dos Cordeiros e Cabaceiras.

Segundo a Aesa, a previsão é de que no Natal as chuvas continuem em pontos localizados e os termômetros devem variar de 25º a 31º. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, os fortes ventos foram ocasionados pelo encontro das massas de ar. “A mistura das temperaturas, umidades e pressão do ar causaram as fortes rajadas de ventos que não devem seguir ao longo do dia”, explica.


Com De Olho no Cariri

NO CARIRI: Homem é esfaqueado por esposa após discussão



Uma briga de casal por pouco não termina em tragédia na tarde desta quarta-feira (23), zona oeste da cidade de Juazeirinho, no Cariri paraibano.
De acordo com informações, uma mulher identificada como “Ozana” e o seu companheiro, “Boró”, iniciaram uma briga no conjunto Arnaldo Lafaiete.
Na confusão, a mulher desferiu um golpe de faca peixeira nas costas do companheiro, que foi socorrido por uma equipe do SAMU local, mas passa bem.
 Com Heleno Lima

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Na Paraíba, Bancos reduzem dinheiro e horário de caixas temendo ataques criminosos


IMAGEM ILUSTRATIVA
A onda de ataques a terminais eletrônicos de bancos na Paraíba está levando as agências a reagirem de maneira mais radical: reduzindo a quantidade de dinheiro em seus caixas eletrônicos em cidades do interior. A constatação é do Sindicato dos Bancários da Paraíba que está movendo ações para barrar esse tipo de atitude. Só este ano, 130 ataques a instituições financeiras foram registradas no estado.
Segundo Marcos Henriques, presidente do sindicato, a redução do dinheiro nos terminais eletrônicos faz parte de uma série de medidas para desestimular os ataques às máquinas de autoatendimento, porém, as ações dos banqueiros estão prejudicando a sociedade.
“Os bancos estão se moldando às ações criminosas. Ao invés de investirem em segurança preferem fechar os terminais mais cedo e não abastecê-los. O Sindicato não concorda com essa atitude e está movendo ações para que isso não venha prejudicar os clientes. Várias ações de medidas de segurança foram sancionadas pelo governador Ricardo Coutinho, mas esperam por regulamentações pela Assembleia Legislativa há três anos”, lamentou o sindicalista.
Os problemas recorrentes com os terminais eletrônicos no horário da noite foram denunciados por usuários dos serviços bancários. Conforme denúncia, os caixas do Banco do Brasil estão com o serviço de saques indisponível durante a noite.
O Banco do Brasil informou em nota que decidiu reduzir o horário de funcionamento das agências no interior da Paraíba para evitar os sequestros-relâmpago dos correntistas. A medida, diz o banco, é tomada de forma específica "de acordo com a realidade de cada praça em que atua”. O BB atribui a redução do horário devido a insegurança de algumas cidades.
Com Portal Correio

Governos Estadual e Federal garantem que PB terá R$ 35 milhões para sistemas de abastecimento em 5 cidades


Ricardo Coutinho e Dilma Rousseff
O governador Ricardo Coutinho e a presidente Dilma Rousseff assinaram, nesta terça-feira (22), o termo de compromisso para a construção de sistemas de abastecimentos de água que vão beneficiar comunidades rurais que vivem às margens dos canais do Projeto São Francisco em cinco cidades paraibanas. A assinatura aconteceu durante a solenidade de entrega da segunda Estação de Bombeamento (EBV-2) do Eixo Leste, no município de Floresta, em Pernambuco.

De acordo com o termo, serão destinados R$ 35,71 milhões para a Paraíba, com o objetivo de beneficiar 12,2 mil habitantes em 32 comunidades rurais localizadas nos municípios de Monte Horebe, Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas, Cajazeiras e Monteiro. O termo de compromisso com o Governo da Paraíba é celebrado por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.

O governador Ricardo Coutinho avalia que o termo de compromisso vai ter um impacto positivo para mais de 12 mil paraibanos de áreas rurais. “Na verdade, essa é uma das condicionantes no licenciamento da transposição para que a água atenda prioritariamente as comunidades que estão situadas ao longo do canal que está sendo implantado”, destacou.

Ricardo disse ainda que cada etapa da transposição que é inaugurada representa muito e a expectativa é que sejam inauguradas todas as seis estações de bombeamento para que efetivamente as águas cheguem até a Paraíba através de Monteiro.

O governador também aproveitou o encontro com a presidente Dilma Rousseff para entregar pleitos do Governo da Paraíba para que as obras hídricas tenham recursos assegurados com intuito de garantir o cronograma. São seis planos de trabalho visando o enfrentamento da estiagem, incluindo mais carros-pipa e implantação de estações de tratamento d’água. Ricardo também convidou a presidente para participar da inauguração da barragem Pitombeira, da adutora Aroeiras-Gado Bravo e da adutora de Pocinhos, em breve.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, destacou que é fundamental que esses pleitos sejam atendidos. O secretário executivo dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, e o diretor de Obras do DER, Hélio Cunha Lima, acompanharam o governador na solenidade, além do deputado estadual Jeová Campos.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que os nordestinos podem ficar tranquilos porque, em 2016, as obras da integração das águas do Rio São Francisco se manterão em ritmo. “Essas obras não vão sofrer atraso. A cada dia que passa, a água que é fundamental vai avançar pelos canais e transformar para sempre a vida e a paisagem do semiárido nordestino, de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará”, adiantou a presidente.

“Em 2016, o meu compromisso é vencer a crise, continuar garantindo trabalho, emprego de qualidade e renda para a população brasileira”, reforçou Dilma.
Além da Paraíba, os documentos foram assinados entre o Ministério da Integração Nacional e os governos estaduais de Pernambuco e Ceará e a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai). O objetivo da parceria é a implantação, operação e manutenção de sistemas de abastecimento. O total de recursos federais destinados para a implantação, operação e manutenção de sistemas de abastecimento é de R$ 285 milhões.

Projeto São Francisco – A integração do Rio São Francisco vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de nordestinos em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217.

A obra atingiu 81,8% de execução física, sendo 83,1% no Eixo Norte e 79,8% no Eixo Leste, no último mês de novembro. As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco são concluídas por etapas. O Governo Federal já acionou as primeiras estações de cada eixo (Norte e Leste) do São Francisco. O restante das obras deve ser entregue até dezembro de 2016 e início de 2017.

Estação de Bombeamento – Na visita ao estado de Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff fez a entrega da segunda Estação de Bombeamento (EBV-2) do Eixo Leste, no município de Floresta. A EBV-2 possui dois conjuntos de motobombas instalados, com potência de 7,4 megawatts e vazão de 14 m³/segundo. A EBV-2 elevará a água do rio em mais 43,1 metros, altura que pode ser comparada a um edifício de 14 andares. Cada equipamento (bomba) pesa 85 toneladas, o equivalente a 85 veículos pequenos. O investimento federal nessa etapa é de aproximadamente R$ 100 milhões.


A água do Rio São Francisco já percorreu 17,1 quilômetros no Eixo Leste, passando por um aqueduto e o reservatório Areias até a EBV-2. Com o acionamento das novas bombas, a água percorrerá, por gravidade, mais 2,6 quilômetros para encher o reservatório Braúnas, seguindo por mais 12,7 quilômetros até o reservatório Mandantes. Um total de 32,4 quilômetros de obras concluídas. Os dois reservatórios têm capacidade para acumular até 18 milhões de m³. Quando estiverem cheios, a água do São Francisco vai seguir por mais 3,2 quilômetros de canal até a terceira Estação de Bombeamento (EBV-3), perfazendo um total de 35,6 quilômetros percorridos. A previsão é entregar a terceira estação no início do próximo ano.

Com De Olho no Cariri

MICROCEFALIA: Cariri já registra 15 casos suspeitos e um óbito



A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) notificou até o dia 19 de dezembro 425 casos suspeitos de microcefalia, distribuídos em 72 municípios paraibanos, com base nas definições de casos estabelecidas na Nota Informativa Nº 01/2015, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. Entre eles, está o caso de um recém-nascido que evoluiu para óbito.

Oito municípios da região do Cariri já registraram casos suspeitos de microcefalia e uma criança veio a óbito. Os municípios que já registraram suspeitas são: Alcantil (2); Boqueirão (1); Caturité (1); Juazeirinho (1); Monteiro (7); Parari (1); São Domingos do Cariri (1) e Zabelê (1). No total, 15 casos de microcefalia já foram registrados na região, segundo dados da SSE, divulgados nesta terça-feira (22).

No município de Monteiro, um caso suspeito evoluiu para óbito, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Monteiro também é a cidade do Cariri onde existe o maior número de casos suspeitos de microcefalia.

Dois casos foram confirmados em gestantes residentes no município de Juazeirinho, cujos fetos apresentaram microcefalia e diagnósticos laboratoriais conclusivos para vírus zika. A SSE não incluiu esses dois casos confirmados residentes em Juazeirinho por falta da notificação dos mesmos.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, a SES-PB está apoiando os municípios para dar celeridade à investigação dos casos suspeitos. “Nossa equipe reforça a importância da notificação de novos casos, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, disse.

“A maioria das notificações feitas até então foi realizada baseada, apenas, na medida do perímetro cefálico (PC) igual ou inferior a 33 centímetros, independentemente da mãe relatar ou não sinais ou sintomas de doenças infecciosas durante a gravidez e de exames complementares. Portanto, trata-se de uma triagem de crianças nascidas a partir de 1º de agosto, que se enquadram na definição de caso suspeito, a fim de possibilitar o desencadeamento da investigação e, com isso, concluir um diagnóstico final de confirmação ou descarte de malformação congênita relacionada ao vírus Zika, conforme protocolo clínico do Ministério da Saúde”, explicou Renata Nóbrega.

O Ministério da Saúde confirmou no dia 28 de novembro a relação entre o Zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste. O Instituto Evandro Chagas, órgão do MS em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos foi identificada a presença do Zika vírus.

“Essa é uma situação inusitada no ramo da pesquisa científica. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como: a transmissão desse agente; a sua atuação no organismo humano; a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante”, explicou Renata Nóbrega.

A microcefalia, independente da causa, já é uma condição confirmada. No entanto, em se tratando da vigilância de microcefalias relacionadas ao vírus Zika, todos os casos que, após revisão da aferição das medidas, dos exames ou do critério de enquadramento, não estejam contemplados nas definições estabelecidas para relação com infecção pelo vírus Zika, serão descartados, de acordo com o “Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika”, da SVS/MS.

Ressalte-se ainda que o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc) é o sistema de informação oficial para registro de todas as anomalias congênitas identificadas no pós-parto. Por conseguinte, todos os casos diagnosticados de microcefalia, relacionados ou não à infecção pelo vírus Zika, deverão ser notificados oficialmente neste sistema, que tem o objetivo de fornecer informações sobre as características dos nascidos vivos.


Com De Olho no Cariri

Na Paraíba, recadastramento biométrico pode ser encerrado em janeiro de 2016



As pessoas que ainda não fizeram o seu recadastramento biométrico eleitoral na Paraíba devem comparecer imediatamente ao cartório eleitoral da sua cidade para realizá-lo, pois o prazo que estava previsto para se encerrar em 18 de março de 2016, pode ser antecipado para 15 de janeiro de 2016.

A informação está confirmada pelo Cartório Eleitoral de Sumé após visita do presidente do TRE-PB, desembargador José Aurélio da Cruz, realizada nesta terça-feira (22/12).
De acordo com as informações repassadas, o presidente do TRE-PB, José Aurélio, está encerrando o seu mandato na segunda quinzena de janeiro de 2016 e com sua saída da presidência, ele tem a pretensão de homologar a biometria ao atingir o percentual de 80% de recadastramentos realizados em toda a Paraíba, independentemente dos percentuais alcançados nos municípios. Até o momento, foram revisados em todo o Estado mais de 60%, estando em segundo lugar no ranking nacional.

Em Sumé, o percentual de eleitores revisados foi de 56,48%, o que equivale a 7.192 pessoas, num total de 12.733. Faltando ainda se recadastrar 5.541 eleitores.
Caso o presidente do TRE-PB homologue o recadastramento biométrico, no próximo mês, quem não se recadastrar até lá, terá o seu título cancelado, não poderá votar, tirar passaporte, tomar posse em cargo público, poderá ser cortado do benefício Bolsa Família, entre outras penalidades.

Os chefes dos cartórios contam agora com ampla divulgação da imprensa quanto ao prazo final do recadastramento que poderá se encerrar já em 15 de janeiro de 2016.


Com Ascom

Jovem é preso no Cariri após assalto


O acusado foi encontrado próximo ao Mercado Muncipal
Neste final de semana na cidade da Prata, um jovem de 23 anos foi acusado de roubar um celular utilizando uma faca peixeira para ameaçar a vítima que logo entregou o pertence.

A Policia Militar foi acionada e após rondas pela cidade localizou o suspeito próximo ao mercado público cidade onde o mesmo estava em posse do celular da vítima e da arma branca utilizada na ação.

Após a prisão, o individuo foi encaminhado para a Delegacia onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Informativo Regional

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sessão de abertura de impeachment de Prefeita Paraibana termina com briga e "quebra-quebra" em Câmara


FOTO:Thadeu filmagens
Patrimônio da Câmara Municipal foi destruído

Uma sessão da Câmara Municipal de Desterro, no Sertão da Paraíba, a 368 km de João Pessoa, que teve na pauta a abertura de um processo de impeachment contra a prefeita Rosângela de Fátima Leite (PSB), teve briga entre pessoas que estavam no local e um intenso quebra-quebra, que terminou com vários danos ao patrimônio do estabelecimento no início dos trabalhos legislativos, na tarde desta segunda-feira (21). Não houve feridos e os prejuízos não foram contabilizados.

Com a confusão, o presidente da Câmara, Ermano Ferreira, solicitou a presença da Polícia Militar no local. Os agentes se deslocaram do município vizinho de Teixeira. Enquanto isso, conforme o capitão Lima Filho, que coordenou a operação, todos os suspeitos de envolvimento no fato fugiram. Ninguém foi detido.

“Quando chegamos lá, com duas viaturas e pelo menos oito homens, já tinham quebrado várias cadeiras, bancadas dos vereadores, o sistema de som e uma placa em homenagem a um ex-prefeito”, contou o capitão. Ele acrescentou que os vereadores pediram que a PM ficasse no local até o fim da sessão, que seguiu normalmente na sala da presidência e teve como resultado a aprovação da constituição de uma comissão para analisar o processo de impeachment da prefeita.

Ela é acusada de Crime de Desobediência da Ordem Legal (descumprimento judicial) e Crime de Responsabilidade. A abertura do processo de impeachment dela foi determinada pela Justiça através da comarca de Teixeira. 

Uma testemunha que não quis se identificar revelou que as pessoas envolvidas no quebra-quebra são ligadas à prefeita e a um irmão dela, que é vereador e havia sido afastado dos trabalhos relacionados ao processo de impedimento da gestora em virtude de natural suspeição por ele ser parente.

A redação do Portal Correio tentou entrar em contato com a prefeita Rosângela de Fátima Leite, mas as ligações não foram atendidas.

Na noite desta segunda, o presidente da Câmara e três vereadores se dirigiram à Delegacia de Polícia Civil de Patos, que fica responsável pelas ocorrências da região, para prestar queixa sobre o fato. Eles levaram consigo uma filmagem que foi feita no momento da confusão, o que pode ser decisivo na identificação dos envolvidos.

Com Portal Correio

Meteorologia tem previsão de chuvas com nebulosidade nesta terça-feira na região do Cariri


A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuvas localizadas em todo o setor leste do Estado, que engloba as regiões do Agreste, Brejo e Litoral, nesta terça-feira (22). A Aesa prevê também chuvas para as demais regiões do Estado.
Para a região do Cariri-Curimataú, a previsão é de chuvas localizadas com nebulosidade variável. No Sertão, poderá ocorrer nebulosidade variável com chuvas isoladas, assim como para o Alto Sertão do Estado.
Temperaturas – Na faixa litorânea, a máxima deverá atingir os 31º C e a mínima, os 25º C. Para o Brejo, previsão de máxima de 29º C e mínima de 21º C. Já para o Agreste, a máxima deverá chegar aos 32º C e a mínima, aos 21º C.
Na região do Cariri-Curimataú, a máxima deverá chegar aos 34º C e a mínima, aos 21º C. Para o Sertão, máxima de 37º C e mínima de 23º C. No Alto Sertão, a temperatura máxima poderá alcançar os 36º C e a mínima, os 23º C.
Com De Olho no Cariri

Cultura em Sumé:Cidade sediará V Encontro de Apologistas no próximo dia 25


Acontece no próximo dia 25 o V Encontro de Apologistas em Sumé, o evento será realizado a partir das 20h na Concha Acústica da Praça Enoque Duarte, que fica próximo ao Ginásio o “Netão”.
A edição deste ano será uma homenagem a Rita Albino Rafael (Ritinha Rafael).
O Encontro de Apologistas é uma iniciativa sem fins lucrativos que se iniciou no princípio dos anos 2000, organizado por sumeenses e contando com convidados de outros municípios.
O seu intuito principal é valorizar o papel cultural do declamador para a propagação da poesia em sua essência e assim preservar o legado histórico desta expressão de arte tão difundida no Nordeste.
Com De Olho no Cariri

NO CARIRI: Posto de combustível no centro de cidade é assaltado


posto jua
Por volta das 17h40 deste domingo (20), dois bandidos assaltaram pela segunda vez o Posto Nova União, localizado no centro da cidade as margens da BR 230.
Os marginais chegaram ao local armados e a bordo de uma motocicleta, renderam o frentista e tomaram todo o dinheiro que ele tinha. Depois fugiram sem deixar pistas.
A Polícia Militar foi acionada, fez rondas pela região, mas até o fechamento desta reportagem ainda não havia prendido nenhum suspeito.
Recentemente, este mesmo posto de combustível já havia sido alvo dos bandidos e, agora, novamente volta a ser alvo dos bandidos.
Com Heleno Lima

Governador nega estouro nas contas da PB e acusa antecessores de quebrarem o Estado


RC

O governador Ricardo Coutinho (PSB) abriu as baterias nesta segunda-feira (21) contra setores da imprensa paraibana que, segundo ele, manipulam a informação para maculam a imagem do governo ao se referir a gastos  com servidores mais do que o permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
“A Paraíba é um dos estados mais equilibrados economicamente em todo o país. Mas existem algumas figuras engajadas da imprensa que ficam tentando jogar a culpa da crise financeira nacional no estado. A Paraíba enfrenta dificuldades porque não é uma ilha. Esse pessoal que manipula informação passa o dia todo escrevendo sofismas, desabafou.
Ricardo Coutinho também lembrou que seus antecessores, numa referência ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB), levaram o estado à bancarrota.
“Encontrei a Paraíba em um quadro de terra arrasada. Nenhuma providência foi tomada quanto isso. Abriram concursos públicos sem condição de convocar os aprovados e o estado que se exploda. O velho discurso do quanto pior, melhor. Observem. Gente que quebrou o estado. Nós estamos lutando bravamente para que o estado siga em frente”, declarou.
com Blog do Gordinho

Rinha de briga de galo é desativada em Monteiro


A Polícia Militar da Paraíba, através do Pelotão de Polícia Ambiental, desativou no ultimo sábado (19), uma rinha de galo que funcionava no sitio Riacho Verde, zona rural do município de Monteiro. No local, foram apreendidos vinte e cinco galos.
De acordo com informações, os suspeitos foram encaminhados para a 14ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Monteiro foram ouvidos pelo delegado e liberados.
O Pipoco com informações de Paulo Viana

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Final de semana no Cariri termina com acidentes,homicídio,assalto e sequestro; confira:



O último final de semana foi marcado no Cariri por acidentes,sequestro,homicídio e assalto, a população da região do Cariri Paraibano teve mais um final de semana conturbado com várias ocorrências em algumas cidades, na tarde do último sábado (19) em uma comunidade rural do município de Juazeirinho um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um veículo onde a motocicleta era ocupada por uma família , o pai , a esposa e dois filhos pequenos após colisão com um veículo uma das vítimas o pai conhecido como "Nem" após ser transferido para o Hospital de Emergência e Trauma não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, seus filhos e sua esposa foram atendidos e liberados.

Na tarde deste domingo (20) no município de Sumé uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton de placa EBL 1116-PB , foi tomada por assalto no Bairro do Mandacaru próximo ao matadouro público, 3 indivíduos armados de pistola em um gol, abordaram o proprietário do veículo e anunciaram o assalto informações de que além do carro os assaltantes levaram uma quantia de R$ 14 mil reais, que se encontrava no interior do veículo.Os bandidos chegaram alegando serem policiais e iriam revistar o carro com a suposta denúncia de que o proprietário da caminhonete teria uma arma de porte ilegal no carro, logo após ser anunciado o assalto um rapaz que trabalha no Matadouro presenciou a ação e os bandidos sequestraram o dono do automóvel e a testemunha ocular saindo em direção ao Congo.O jovem foi libertado poucos quilômetros a frente do local da ação e o dono do carro próximo a entrada do assentamento Feijão.

Ainda no domingo (20) , dois acidentes envolvendo motociclistas deixaram um morto e outro gravemente ferido, no distrito de Sucuru pertencente ao município de Serra Branca um homem foi encontrado desacordado após sofrer uma queda a vítima foi socorrida mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no Hospital de Emergência e Trauma em Campina Grande.

Outro acidente foi registrado desta vez, na zona rural do município de Sumé, na noite do domingo (20) um homem de 41 anos sofreu um acidente em uma estrada do sítio Olho D'água onde ficou gravemente ferido e foi transferido para Campina Grande.

No fim do final de semana mais precisamente ás 22:30h na cidade de Soledade, um adolescente de 16 anos identificado como Maxsuel foi assassinado com vários tiros por dois indivíduos em uma motocicleta no riacho, local próximo ao centro da cidade e que liga o centro ao bairro do mutirão, Segundo informações, Maxsuel havia cumprido medida sócio educativa no Lar do Garoto, em Lagoa Seca e estava em liberdade há 2 meses.
A família do adolescente é do Estado de Pernambuco, mas vive em Soledade há muitos anos.
Informativo Regional
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

.

.