Seu novo portal de comunicação no Cariri Paraibano !


sábado, 7 de novembro de 2015

Bando da dinamite volta a agir na Paraíba e explode dois bancos


Bancos foram explodidos na paraíba
Duas agências bancárias foram explodidas durante a madrugada deste sábado (7), nas cidades de Salgado de São Félix (Agreste) e Curral de Cima ( Litoral Norte), ambas situadas no interior da Paraíba. Nos dois casos, os suspeitos usaram dinamites nas explosões.
De acordo com a Delegacia de Mamanguape, cinco homens em um carro branco invadiram a cidade de Curral de Cima, que fica a 63 km de João Pessoa, e montaram os explosivos no Bradesco e detonaram o estabelecimento.
O caixa eletrônico foi destruído e todo o dinheiro foi levado do equipamento, segundo informou a Polícia Civil. O circuito de câmera de uma padaria flagrou quando os suspeitos chegaram encapuzados e usando colete a prova de balas e armas longas.
Já na cidade de Salgado de São Félix, a agência do Banco do Brasil foi o alvo dos bandidos. O grupo foi até o banco e detonaram o caixa eletrônico. Os suspeitos fugiram levando o dinheiro. Na fuga, eles jogaram grampos na estrada para evitar perseguição.

Briga por ciúme deixa um morto e dois feridos em frente a casa de show,na paraíba


local onde teria ocorrido a discussão

Um homem morreu e duas pessoas foram baleadas na madrugada deste sábado (7), depois de uma discussão e troca de tiros em frente de uma casa de show, chamada de ‘Casa do Cajú’, instalada no bairro de Mangabeira 8, em João Pessoa.
Segundo dados da Polícia Militar, um casal estava dentro do estabelecimento quando um homem teria cortejado a mulher de um rapaz. Houve uma discussão dentro da casa de eventos e os dois saíram.
Ainda de acordo com a PM, um dos homens foi se armar e retornou em uma motocicleta na companhia de outro jovem. Ocorreu uma nova discussão e foi iniciada uma troca de tiros.
O jovem que estava com a mulher foi baleado e morreu antes de receber atendimento médico do Samu. O homem teria cometido o homicídio também foi baleado, juntamente com a mulher.
Os feridos foram levados para o Hospital Ortotrauma de Mangabeira, o ‘Trauminha’, de João Pessoa. O estado de saúde dos pacientes não foi informado.
 portal correio

É realizada pela PMPB operação 'IMPACTO' este final de semana na grande João Pessoa


Ação preventiva teve início na noite desta sexta-feira (6) na capital.Objetivo da operação é reforçar a segurança nos bairros de João Pessoa.

Incursões policiais em comunidades da capital
A Polícia Militar iniciou na noite desta sexta-feira (6) mais uma edição da 'Operação Impacto', uma ação preventiva da PM que tem o objetivo de reforçar a segurança nas ruas da capital. A ação iniciada nesta sexta-feira deve acontecer ainda durante todo o final de semana, segundo o comandante da Polícia Militar, o coronel Euler Chaves. 

Comandante da Policia Militar,Coronel Euler Chaves em rondas na noite desta Sexta (6)
De acordo com o coronel, ações pontuais estarão acontecendo, em pelo menos, 12 comunidades da capital e em acessos de entrada e saída de bairros de João Pessoa orientados pelo serviço de inteligência e estatísticas da polícia, que indica os locais onde é mais comum a ocorrência de crimes.

"Nós estamos com um incremento, além do policiamento ordinário de 270 policiais, viaturas e todo o apoio logístico para esse policiamento até a madrugada. Algumas parcerias foram feitas com Detran, através da Lei Seca, também com o Corpo de Bombeiros. É uma ação integrada, orientada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, na busca de oferecer ao cidadão mais segurança e mais tranquilidade", disse.

Além do policiamento ordinário, um efetivo extra de 270 policiais foi colocado nas ruas para a ação na noite desta sexta. Veículos e o helicóptero da polícia também participam da operação, segundo o coronel Euler Chaves. A ação acontece durante a madrugada e até o momento não informações sobre prisões ou apreensões de armas e drogas.

G1PB


Prefeitura de Monteiro se prepara para lançar concurso público


Prefeitura do cariri paraibano
Prefeitura de Monteiro, no Cariri paraibano, pretende lançar concurso público para contratação de servidores municipais até o fim de novembro, segundo a secretária de administração Fátima Sousa.

A secretária destacou que ainda está sendo realizado um levantamento de quantas vagas serão oferecidas e não soube informar sobre outros detalhes. Para definir os detalhes do certame, a secretária Fátima Sousa afirmou que “estamos estudando a parte financeira do município”. Ela destacou que este estudo é necessário para que o município suporte a contratação para as vagas oferecidas.


A banca responsável pelo concurso será a Compass Concursos Públicos e Assessorias(https://www.conpass.com.br/).


O último concurso público realizado na cidade de Monteiro foi no ano de 2012. A expectativa da prefeita Ednacé Alves Silvestre Henrique é de inscrever cerca de 7 mil candidatos.

Informativo Regional

Jovens que consomem álcool em excesso sofrem danos cerebrais permanentes



De acordo com a pesquisa feita numa universidade americana, jovens que ingerem bebidas alcoólicas excessivamente até os 25 anos podem sofrer danos cerebrais irreversíveis.

O estudo foi feito com ratos jovens, que receberam doses altas de bebida alcoólica. Depois a bebida foi suspensa, e os cientistas esperaram as cobaias se tornarem adultas.

O resultado da pesquisa confirmou o que os cientistas já imaginavam, o álcool faz mal ao cérebro, principalmente o dos jovens que ainda está em formação, e alguma dessas alterações podem durar pra sempre. 



O cérebro do adolescente termina a formação por volta dos 25 anos, e o efeito de agentes externos nesse cérebro em formação é muito maior do que em adultos. 

No estudo, os animais que bebiam com frequência apresentaram maior dificuldade de aprendizado, e de memorização.

Segundo especialistas, o ideal é que até os 18 anos o adolescente não beba. Quanto mais cedo se começa o ato, maior a chance de independência.

R7

Ex diz à polícia que teve relação sexual com dançarina antes do assassinato




Anderson Rodrigues Leitão, que confessou ter matado a ex-namorada Ana Carolina Vieira no apartamento em que ela vivia na Zona Sul de São Paulo, contou em depoimento à polícia que teve relação sexual com a vítima pouco antes de assassiná-la, segundo o delegado Carlos Cesar Rodrigues, do 95º Distrito Policial, responsável pela investigação do caso.
O delegado disse ainda que o ex-namorado afirmou ter visto um filme com a dançarina e comido juntos antes de uma discussão que teria terminado com a morte da jovem. O delegado espera receber o laudo do exame necroscópico do Instituto Médico Legal (IML) deve ser expedido até segunda-feira (9).
Ana Carolina foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (4) no apartamento em que morava na Rua Vergueiro, no Sacomã, na Zona Sul de São Paulo. O corpo foi achado após os zeladores sentirem um cheiro forte vindo do apartamento. Eles tocaram a campainha, notaram que a porta estava aberta, entraram e encontraram o corpo na cama do quarto, coberto.
A Polícia Civil pediu, nesta sexta-feira (6), um levantamento à Polícia Militar para apurar se Ana Carolina alguma vez havia acionado o 190, telefone de emergência da PM, por conta do ex-namorado. Caso a PM identifique alguma chamada do tipo, o delegado Carlos Cesar Rodrigues, do 95º Distrito Policial, responsável pela investigação do caso, disse que vai solicitar o aúdio do telefonema.
Ainda nesta sexta, o delegado afirmou que devem depor o irmão e uma prima de Ana Carolina. Além deles, Rodrigues quer ouvir o porteiro do condomínio e vizinhos da dançarina para apurar se algum deles ouviu algo diferente, que chamasse a atenção, durante os três dias em que Anderson permaneceu no apartamento da ex. Com isto, a princípio, a polícia ficará apenas no aguardo do laudo do IML para concluir o inquérito.
Nos registros da Polícia Civil, não há nenhum boletim de ocorrência feito pela dançarina contra ele. A investigação quer saber, então, se em algum momento ela chamou a PM devido a uma briga ou discussão com Anderson, mas que acabou contornada na hora, sem avançar para um registro oficial na delegacia.
Anderson confessou à polícia ter matado a bailarina por ciúmes. Preso no 95º Distrito Policial (Cohab Heliópolis), na capital paulista, Anderson disse que estrangulou a ex-namorada e contou ainda que tomou veneno de rato para morrer abraçado com ela.
Ao G1, ele disse que depois de estrangular a vítima, afirmou que a maquiou, deu banho no corpo dela e usou incenso para esconder o mau cheiro
"Estrangulei com minhas próprias mãos. Comprei chumbinho, veneno de rato, porque eu queria morrer abraçado com ela. Fiquei com ela morta dois dias", disse Anderson.
Segundo ele, o casal teve uma discussão na segunda-feira. "Ela foi pra cozinha e disse pra eu não mexer no celular dela. Eu mexi e vi umas fotos, umas mensagens de Whatsapp e não gostei. Fiquei com ciúmes".
Tráfico e violência doméstica
Anderson já havia sido condenado por tráfico de drogas em Santa Catarina e respondia a termo circunstanciado por violência doméstica em Fortaleza, no Ceará.
Segundo o delegado, ele foi condenado a cinco anos e 10 meses em setembro deste ano pelo crime de tráfico, mas apelou e respondia em liberdade. Anderson disse em depoimento que foi detido porque traficou lança-perfume. O termo circunstanciado por violência doméstica foi registrado em 2013, por outra mulher.
Com Anderson, no momento da prisão, foram apreendidos R$ 800, US$ 700 e 80 libras. Testemunhas disseram que esse dinheiro pertencia a Ana Carolina. Ele alega que a quantia lhe pertencia.
Uma amiga da dançarina afirmou que mais do que por ciúmes, o crime teria sido motivado porque Anderson Rodrigues Leitão era "totalmente bancado" pela vítima e não aceitaria "perder a boa vida que tinha". "Ela proporcionava isso a ele", disse a amiga, que não quis se identificar.
Corpo
O delegado disse ainda que o corpo já foi liberado pelo Instituto Médico-Legal. De acordo com ele, o corpo da dançarina foi encontrado em estado de decomposição avançado e não deverá ser levado para Fortaleza, como era desejo da família, porque não suportaria a pressão atmosférica imprimida durante o transporte aéreo.
G1

Músico que tocava com Aleijadinho de Pombal é achado morto na Paraíba


Vítima em destaque na foto

Um homem de 58 anos foi encontrado morto, no fim da manhã desta sexta-feira (6), na Zona Rural do município de São Bento, no Sertão paraibano, a 395 km de João Pessoa. O homem era agricultor e, como músico, participou de shows com o cantor Aleijadinho de Pombal. A causa da morte é desconhecida.


Segundo a polícia, o agricultor havia saído de casa na quinta-feira (5) e dito a familiares que iria caçar. Estranhando o sumiço do agricultor, familiares iniciaram buscas e localizaram o corpo da vítima, que estava perto de uma lagoa.

A Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal em Catolé do Rocha (Gemol) removeu o corpo do local.
A causa de morte do agricultor deve ser conhecida após a divulgação de laudos pela Gemol.

portal correio

Homem morre atropelado por caminhão em rodovia no interior da Paraíba


Acidente aconteceu na PB 073,em Belém

Um homem de 38 anos teve a cabeça esmagada após ser atropelado por um caminhão, na tarde desta sexta-feira (6), em um trecho da rodovia PB-073, no município de Belém, no Agreste paraibano, a 126 km de João Pessoa.

De acordo com o sargento Tenildo Pontes, da Polícia Militar no distrito de Rua Nova, que atendeu a ocorrência, a vítima estava em uma moto, junto com um amigo, transitando pela rodovia quando houve o acidente. 

“A moto e o caminhão estavam em sentidos opostos. O caminhão realizou uma ultrapassagem imprudente e, ao ver a moto, tentou voltar para mão correta, mas acabou batendo de frente com a moto. O condutor da moto conseguiu pular, mas o carona foi atropelado pelo caminhão e teve a cabeça esmagada”, relatou o sargento.

Ainda segundo o sargento, o homem que conduzia a moto teve ferimentos leves e foi socorrido pelo Samu, sendo encaminhado para um hospital da região.

O motorista do caminhão permaneceu no local do acidente e, segundo o sargento, foi levado à Delegacia de Polícia Civil em Solânea para prestar depoimento.

PORTAL CORREIO

TRE-PE abre inscrições para concurso com remuneração de R$ 5,3 mil e auxílio de R$ 799


Tribunal regional eleitoral de pernambuco

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai abrir inscrições, a partir do dia 13 deste mês, para concurso público com cinco vagas disponíveis e formação de cadastro de reserva para os cargos de técnico judiciário, com atuação em operação de computadores e técnico judiciário, com atuação em programação de sistemas. Os salários são de R$ 5.365,92, com auxílio alimentação de R$ 799. 


Para o concurso, os interessados podem se inscrever a partir das 10h do dia 13 deste mês até as 23h59 do dia 30, observando sempre o horário de Brasília. 

A taxa de inscrição é de R$ 65 e a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser impressa após a inscrição, pode ser paga até o dia 14 de dezembro, apenas em agências do Banco do Brasil. A validade do cadastro de reserva é de dois anos.

As provas vão ser realizadas no dia 28 de fevereiro de 2016, com 3h30 de duração, tendo questões de conhecimentos gerais e específicos. 

portal correio

Mega-Sena pode pagar R$ 44 milhões neste sábado


Mega-Sena pode pagar R$ 44 milhões
neste sábado
O sorteio do concurso 1.758 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (7), poderá pagar o prêmio de R$ 44 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Presidente Figueiredo (AM).
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá mais de R$ 290 mil por mês em rendimentos, equivalente a R$ 9,6 mil por dia. Caso prefira, poderá adquirir 19 imóveis de R$ 2,3 milhões cada ou sete helicópteros.

Para apostar
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.
g1 pb

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

CREA e a MÚTUA abraçaram a campanha do Novembro Azul na Paraíba



Se em outubro foi a vez de alertar as mulheres para a prevenção ao câncer de mama, novembro é o mês dos homens atentarem para a saúde do seu corpo, prevenindo-se contra o segundo câncer que mais mata homens no Brasil: o câncer de próstata.
Assim como ocorreu no Outubro Rosa, o CREA-PB e a MÚTUA abraçaram a campanha do Novembro Azul e promovem ações de conscientização com os seus servidores. Na manhã desta quinta-feira (5), todos os homens que trabalham no Regional e os Diretores da Caixa de Assistência fizeram uma pausa nas suas atividades laborais para participar de uma palestra com o médico urologista cooperado da Unimed, Hilário Freitas. O tema foi: "Conversando de homem para homem sobre prevenção".
A presidente do CREA-PB, Giucélia Figueiredo, agradeceu a parceria da MÚTUA e da Unimed, e mais uma vez ressaltou a importância de ações como esta, que, segundo a presidente, é uma contribuição social. Já o diretor geral da MÚTUA, Antônio da Cunha, afirmou considerar este um momento ímpar, de quebra de tabus e de compartilhamento de informações.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, são registrados mais de 50 mil casos de câncer de próstata por ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. Ainda segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Prevenção
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Exames
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.
WSCOM Online

É aprovada na Câmara pena de 3 anos de prisão para quem matar animais



A pena para quem matar cães e gatos pode ficar entre 1 e 3 anos de detenção. A pena final decidida pelos parlamentares foi menor do que a sugerida pelo autor da lei, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que havia proposto reclusão entre 5 e 8 anos. Os parlamentares reclamaram que a sugestão dele era muito severa. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) chegou a dizer que Tripoli queria pena mais severa do que a do homicídio culposo, sem intenção de matar, que prevê de 1 a 3 anos de prisão.
A manifestação foi o que levou à redução da pena. Mas, mesmo com a diminuição sugerida pelo relator Lincoln Portela (PR-MG), o texto final foi aprovado com protesto do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que acusou a proposta de ter potencial para superlotar os já cheios presídios brasileiros. “Seria preciso usar o Maracanã para colocar as pessoas que agem contra cães e gatos”, disse. 
A proposta aprovada pela Câmara legaliza o uso de eutanásia em casos de animais doentes, desde que a aplicação letal seja executada “de forma controlada e assistida”.
Rinhas. O abandono de cães e gatos pode levar à detenção de 3 meses a 1 ano. Para quem promover luta entre cães, a pena passa a ser de 3 a 5 anos de reclusão. O projeto segue agora para o Senado, onde ainda pode sofrer alterações.
Estadão

EXCLUSIVO: Jovem denuncia Hospital de Sumé por negligência na morte de sua filha



No inicio da tarde desta sexta-feira (6) através de um programa radiofônico exibido na Rádio Alternativa FM de Sumé, uma entrevista foi ao ar onde a jovem Raphaela Soares de Lima de 20 anos , relatou que no inicio de sua gravidez teve inicio de anemia mas que estavam em dias seus exames e seu pré natal feitos com regularidade.

No dia 15 de Outubro a jovem se dirigiu ao Hospital Alice de Almeida em Sumé sentindo dores fortes , ao ser atendida , o médico de plantão segundo ela, após analisa-la  informou a paciente que a mesma iria ser encaminhada para Campina Grande pois o Hospital ainda estava sem anestesista. Raphaela , perguntou se estava tudo bem com sua filha e o médico de plantão afirmou que estava tudo bem e que a paciente ficasse tranquila.

A caminho de Campina Grande a bolsa da gestante estourou ao chegar no Hospital da CLIPSI imediatamente foi submetida a cirurgia de cesariana , o médico ao retirar a criança notou que a mesma já nascera sem vida, Raphaela ao ser informada não entendeu a situação afirmando ao médico que vinha de Sumé com sua gestação normal segundo o médico que a examinou anteriormente , a jovem afirma ter documentos que comprovam que sua filha já estava morta a três dias segundo a vítima o médico da CLIPSI afirmou que a criança estava morta há três dias no ventre da gestante.

A Direção do Hospital Alice de Almeida ainda não se pronunciou sobre o caso.

Abaixo temos o áudio da entrevista na íntegra:



Informativo Regional

Homem é preso suspeito de abusar de adolescente dentro de ônibus na capital


Suspeito teria passado as mãos nas partes íntimas da menina.Segundo PM, ele usava falsa identidade de pessoa com deficiência.

imagem ilustrativa
Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta quinta-feira (5) suspeito de abusar de uma adolescente de 16 anos dentro de um ônibus de transporte coletivo na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. De acordo com o sargento da Polícia Militar Marcos Henrique, que esteve na ocorrência, o suspeito teria passado as mãos nas partes íntimas da vítima, por duas vezes seguidas, mas a adolescente gritou e foi socorrida por outras mulheres que estavam no ônibus.
Além disso, segundo o policial, o suspeito utilizava uma falsa carteira de identificação de uma pessoa deficiência para não pagar passagem. “Ele confessou que tinha falsificado pagar as passagens dentro dos ônibus”, relatou o sargento.
Segundo o sargento Marcos Henrique, a adolescente voltava da escola e relatou que o homem sentou do lado dela e alisou as suas partes íntimas, então ela foi para outra cadeira, mas ele a seguiu, e repetiu o ato. "Ela precisou gritar pedindo ajuda e as mulheres chegaram a bater nele”, contou o policial.
Após ouvir o grito da adolescente, o suspeito foi agredido pelos próprios passageiros do ônibus, no momento todas mulheres. "Elas se reuniram para defender a adolescente", disse Marcos Henrique.
Ainda de acordo com o relato do sargento, após a ação das mulheres para proteger a adolescente, o motorista parou o veículo e com a ajuda do cobrador deteve o suspeito até a chegada da Polícia Militar.
O suspeito foi conduzido à Delegacia da Infância e Juventude, em João Pessoa. No local, a adolescente prestou queixa contra o homem que deve responder pelo crime estupro, conforme tipificado pelo Código Penal Brasileiro. O homem nega as acusações, mas segundo a polícia, houve muitas testemunhas do crime que confirmaram a versão da adolescente. Ainda na delegacia, o sargento Marcos Henrique disse ter comprovado outro crime cometido pelo homem, o de falsidade ideológica, com a carteira de pessoa com deficiência falsa.

Policia Federal notifica suspeito de atuar como falso médico em PE,RN e PB


Falso médico já foi identificado pela PF
A Polícia Federal informou, nesta quinta-feira (5), que identificou o homem suspeito de exercer medicina sem registro e que aparece circulando no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, em imagens divulgadas na quarta (4). O suspeito estaria se passando pelo médico Bruno Tenório, de 30 anos de idade, que é clínico geral e fez a denúncia à PF na terça (3). O nome, no entanto, ainda não foi divulgado.
Falso Médico em Hospital de Vitória
Imagens do homem em hospital de Vitória foram divulgadas, ele é suspeito de usar o nome e o registro médico de Bruno Tenório, 30.
Médico Bruno Tenório que efetuou denuncia na PF
Os advogados do suspeito, que utilizava o nome de Bruno Silva nas unidades de saúde, entraram em contato com a PF em Pernambuco e ele deve comparecer à sede do órgão, no Cais do Apolo, no Recife, para prestar esclarecimentos na próxima semana. A Polícia Federal esclareceu ainda que não há um mandado de prisão preventiva para ele.
Receita assinada por falso médico
em nome de Bruno, no dia 28 de Outubro.
O caso veio a público depois que o médico Bruno Tenório encontrou evidências de que um homem estaria se passando por ele em uma unidade hospitalar municipal em Glória do Goitá, na Mata Norte de Pernambuco. 
No dia 28 de setembro, quando o suspeito e a vítima se encontraram, o suposto falso médico seguia de Glória de Goitá em direção a Palmares, na Mata Sul, com um paciente entubado e em estado grave. Porém, como faltou oxigênio na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele precisou parar no Hospital João Murilo, em Vitória, onde o verdadeiro Bruno trabalha, como mostram as imagens das câmeras de segurança. O suspeito, no entanto, se recusava a entrar na unidade de saúde - o que chamou atenção da equipe médica.
Bruno informou à Polícia Federal que já conhecia o homem de vista, já que os dois frequentaram a mesma faculdade particular de medicina em João Pessoa, na Paraíba, durante três semestres. Ele já havia denunciado o homem em janeiro, após ser notificado pelo Cremepe. Com este novo caso, será aberto um novo inquérito pelos crimes cometidos em Vitória de Santo Antão e Glória do Goitá.
Com G1PE

TCE da prazo a Prefeituras pra que apresentem documentos sobre contratação de pessoal



A 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba reunida nesta quinta-feira (5) fixou prazos, de 60 e 90 dias, às Prefeituras de Belém do Brejo do Cruz, Barra de Santa Rosa e Pocinhos para que remetam documentação complementar, relativa a atos de pessoal questionados e em análise no órgão fracionário do Tribunal.
Trata-se, caso a caso, de processos relativos a acumulação de cargos e funções públicas, regularização de vínculos funcionais de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate a Endemias, e denúncia de prática de nepotismo.
Durante exame da pauta com 81 processos, 50 dos quais relacionados a pedidos de registro de aposentadorias e pensões para servidores públicos, ou seus dependentes.
A 1ª Câmara julgou regular as prestações de contas dos Fundos de Saúde de São José de Princesa e Manaíra, e irregular a do Fundo Municipal de Saúde de Salgado de São Félix, todas relativas ao exercício 2011.
Ainda na sessão votou pela regularidade de pregão presencial da Prefeitura de Cabaceiras, para compra de combustíveis, e de inspeção especial de obras de responsabilidade da Prefeitura de Manaíra, exercício 2014.
Foram julgados também regulares dois processos relativos a termos aditivos de contratos, em 2013, oriundos da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado.
Participaram da sessão, o conselheiro presidente da 1ª Câmara, Fábio Nogueira, conselheiro Marcos Costa, e os conselheiros substitutos Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. Pelo Ministério Público de Contas atuou o sub procurador geral Luciano Andrade de Farias.
com Ascom

Homem é preso com gravações de ameaças a Policiais no Cariri



Na cidade de Monteiro , na última quarta-feira (5) por volta das 11:15h no bairro Alto de São Vicente , após rondas rotineiras dos policias da ROTAM os mesmos se depararam com um jovem de 20 anos , de iniciais M.R.A.F. , que reside na Rua Givonaldo Cavalcante.

Após abordagem normal , os policiais não encontraram nada ilícito com o jovem porém , através de  seu celular o jovem tinha áudios divulgados em redes sociais , onde fazia apologia a violência contra policiais civis e militares e também um cidadão civil da localidade ainda não identificado.

A guarnição comandada pelo 3° Sargento Francinaldo , acompanhado dos soldados Wandson , Diego e Raposo, deram ao individuo voz de prisão e encaminharam o mesmo para Delegacia de Policia Civil de Monteiro onde foi apresentado a autoridade competente para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Informativo Regional Com Portal Cariri

Cariri, Curimataú e Seridó serão beneficiados pelo Procase e receberão 300 barragens subterrâneas



A partir das ações do Programa Viva Água, de caráter emergencial, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) está implantando 280 barragens subterrâneas em 56 municípios do semiárido paraibano. Para esta ação são investidos aproximadamente R$ 3 milhões, beneficiando diretamente 2.800 famílias.
A construção das barragens faz parte do planejamento do Procase para implantar 560 unidades de produção de forragem animal, em 56 municípios dos territórios do Cariri, Seridó, Curimataú e Médio Sertão. Cada unidade é composta por um sistema hídrico (barragem subterrânea ou poço tubular profundo), um kit de subirrigação por energia solar (fotovoltaico), e um campo de forragem com 10 mil raquetes de palma resistente a praga da cochonilha do carmim.
O coordenador do Procase, Hélio Silva Barbosa, explica a importância da unidade de produção de forragem animal. “Ter o suporte forrageiro para alimentar o rebanho é uma condição fundamental para que o agricultor familiar conviva com a estiagem, e com o semiárido. Pensando nisso, junto a cada estrutura hídrica, que serão as barragens e os poços, vamos instalar um kit de subirrigação por energia solar e um hectare de palma resistente à cochonilha do carmim para possibilitar o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades rurais durante este período”, comenta o coordenador.
Acompanhadas por um poço amazonas e um sangradouro, as barragens possuem uma profundidade média de 4,5 metros, com uma vala de 1,50 metro de largura e de 40 metros de comprimento. Com essas medidas, o volume hídrico aproximado de barramento é de 400 m3.
POÇOS TUBULARES PROFUNDOS - Ainda dentro das ações do Programa Viva Água, com um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, o Procase também irá perfurar, em parceria com o Exército Brasileiro, 280 poços tubulares profundos em comunidades rurais situadas nos territórios do Curimataú, Cariri, Seridó e Médio Sertão.
KITS DE SUBIRRIGAÇÃO E PALMA RESISTENTE - Os kits que acompanham as barragens e os poços são sistemas de exploração com uso da energia solar, no bombeamento da água para subirrigação por gotejamento. Para a implantação dos 560 kits, estão sendo investidos cerca de R$ 9,5 milhões. Já a aquisição das 560 mil raquetes de palma forrageira representa um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões.
Com Paraíba Mix com Secom-PB

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Portaria do MEC determina que TCC não é mais obrigatório


O trabalho de conclusão de concurso de uma universidade pode ser um problema para os graduandos. Além de exigir tempo, uma vez que a demanda de pesquisa e produção de um trabalho tem duração mínima de seis meses, as monografias exigem do psicológico. A corrida contra o tempo, a pressão dos orientadores e uma avaliação em público do trabalho feito pelo aluno chegam a assustar e, muitas vezes, trazem à mente do formando o desejo de deixar tudo de lado. O desejo é logo descartado já que, ao longo de todo o curso, o aluno é informado que para conseguir o diploma é necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso ao fim da graduação. No entanto, o que poucos sabem, é que as monografias são, na verdade, opcionais.
De acordo com o parecer 146/2002 do Ministério da Educação, os trabalhos de conclusão dos cursos de graduação, sejam eles da rede pública ou particular, são considerados optativos. Segundo a resolução, a monografia é uma disciplina opcional e cabe a instituição de ensino adequar à forma como será a adequação do currículo das disciplinas.
“Nos cursos objeto do presente Parecer, a Monografia se insere no eixo dos conteúdos curriculares opcionais, cuja adequação aos currículos e aos cursos ficará a cargo de cada instituição que assim optar, por seus colegiados superiores acadêmicos, em face do seguinte entendimento:
1) A graduação passa a ter um papel de formação inicial no processo contínuo de educação, que é também inerente ao próprio mundo de trabalho e da permanente capacitação profissional , isto é, do profissional apto ao enfrentamento dos desafios suscitados pelas mudanças iminentes à conclusão do curso ou emergentes e conjunturais”, informa a portaria.
Com UFAM-Divulgação

É decidido no STF proibição de tatuagens para candidatos a cargo público



O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu repercussão geral de RExt no qual se discute se a proibição de certos tipos de tatuagens a candidatos a cargo público contida em leis e editais de concurso público é constitucional.
No julgamento do recurso, de relatoria do ministro Luiz Fux, a Corte irá definir se o fato de uma pessoa possuir determinado tipo de tatuagem seria circunstância idônea e proporcional a impedi-lo de ingressar em cargo, emprego ou função pública.
O RExt foi interposto por um candidato a soldado da PM contra decisão do TJ/SP que manteve sua desclassificação do concurso por possuir tatuagem. O candidato havia obtido mandado de segurança favorável contra sua exclusão do concurso público depois que, em exame médico, foi constatado que possui uma tatuagem em sua perna direita que estaria em desacordo com as normas do edital.
Ao reverter a decisão, o Tribunal paulista considerou que ao se inscreveram no processo seletivo, os candidatos teriam aceitado as regras impostas no edital. Assentou ainda que quem faz tatuagem tem ciência de que estará sujeito a esse tipo de limitações.
Em manifestação pelo reconhecimento da repercussão geral, o ministro Fux observou que o STF já possui jurisprudência no sentido de que todo requisito que restrinja o acesso a cargos públicos deve estar contido em lei, e não apenas em editais de concurso público.
Contudo, considera que o tema em análise é distinto, pois embora haja previsão legal no âmbito estadual dispondo sobre os requisitos para ingresso na Polícia Militar, a proibição é específica para determinados tipos de tatuagens. No entendimento do relator, essa circunstância atrai a competência do Supremo para decidir sobre a constitucionalidade da referida vedação, ainda que eventualmente fundada em lei.
“No momento em que a restrição a determinados tipos de tatuagens obsta o direito de um candidato de concorrer a um cargo, emprego ou função pública, ressoa imprescindível a intervenção do Supremo Tribunal Federal para apurar se o discrímen encontra amparo constitucional. Essa matéria é de inequívoca estatura constitucional”, avaliou
Segundo Fux, a alegação genérica de que o edital é a lei do concurso não pode, em hipótese alguma, implicar ofensa ao texto constitucional, especialmente quando esta exigência não se revelar proporcional quando comparada com as atribuições a serem desempenhadas no cargo a ser provido.
“Em casos como tais, não se está diante de mera análise pormenorizada de cláusulas de edital de concurso público, mas da aferição direta da compatibilidade da exigência de o candidato não ter tatuagem fora de determinados parâmetros com o texto da Constituição da República”, concluiu.
Com Assessoria STF

Após pedir água homem rouba R$ 3,5 mil de idosa na Paraíba



Na cidade de Sousa nesta última quarta-feira (4), uma idosa de 64 anos teve subtraídos de sua residencia cerca de R$ 3.500 reais, após um homem chegar em sua casa e pedir água quando a aposentada entrou para ir buscar, na volta o indivíduo anunciou o assalto.

Em entrevista à TV Paraíba, a idosa contou que o homem pediu a água, quando ela voltou para entregar o copo foi surpreendida. "Ele me puxou pelo braço já pedindo o celular. Eu disse que não tinha", disse.
O assaltante entrou na casa e rendeu a mulher e o neto dela. Ele pegou bolsas, conseguiu roubar o dinheiro e fugiu a pé. A polícia ainda fez buscas para localizar o suspeito, mas não houve prisões. 
"Eu gosto sempre de dar comida, dava garrafa de água. Hoje jamais. Pode tá morrendo de sede que não dou mais. A gente não sabe quem tem um bom coração", relatou a aposentada.
Com G1PB

Homens invadem prefeitura na Paraíba,roubam dinheiro de benefício e fogem rumo ao RN


Prefeitura de Logradouro PB

Nesta última quarta-feira (3), dois homens armados invadiram a Prefeitura de Logradouro no Agreste da Paraíba,segundo a Polícia Militar, dois indivíduos armados invadiram a prefeitura da cidade e fizeram servidores reféns levando o dinheiro destinado ao pagamento de um auxilio especial a pessoas carentes.

Segundo informações, os dois assaltantes chegaram numa motocicleta um deles desceu e se dirigiu até o setor de finanças da Prefeitura, onde anunciou o assalto e obrigou os funcionários a abrirem o cofre.

O valor roubado não foi informado, o beneficio da Prefeitura foi suspenso , segundo populares, os indivíduos se evadiram em direção do Rio Grande do Norte e até o momento ninguém foi preso.

Informativo Regional
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

.

.