Seu novo portal de comunicação no Cariri Paraibano !

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Racionamento na Paraíba é ampliado em Campina Grande e mais 18 cidades; Veja



Água vai ser cortada no sábado e só volta a ser fornecida na quarta-feira.Este é a segunda ampliação em menos de um ano.



O racionamento de água em Campina Grande e mais 18 cidades que são abastecidas pelo Açude Epitácio Pessoa vai ser ampliado a partir deste sábado (31). A água será cortada às 17h do sábado e só retorna as torneiras às 5h da quarta-feira. O manancial está com 14,4% do volume total, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).
A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) implantou o racionamento nessas cidades no dia 6 de dezembro de 2014. De início, o fornecimento era cortado no sábado e voltava na manhã da segunda-feira. Seis meses depois, houve ampliação e a população ficou sem água por mais 24 horas, retornando só na terça-feira.
Segundo o gerente regional da Cagepa em Campina Grande, Simão Almeida, a determinação para a ampliação partiu da Agência Nacional das Águas (ANA) tendo em vista o baixo volume do açude. "Essa é uma medida necessária. Vamos diminuir a vazão, que passará a ser de 650 litros por segundo. Isso tudo vai contribuir", afirmou.
Simão Almeida informou que a ampliação vai fazer com que o abastecimento não pare até fevereiro de 2017, quando o açude chegará a cerca de 5% da capacidade total, que é de 411 milhões de metros cúbicos. Esse cálculo não leva em conta possíveis recargas de chuva, segundo o gerente.
Volume morto
Apesar do racionamento, a Cagepa prevê que o açude vai chegar a 10% da capacidade, o que significa volume morto, na segunda quinzena de dezembro de 2015. Com isso, não terá mais força para levar a água por gravidade.
Um sistema de captação flutuante está em construção no açude para que a água continue sendo bombeada e distribuída. Uma torre foi construída às margens do local para ser conectada com três bombas que vão ficar dentro do açude. Elas vão levar a água até o sistema de distribuição da Cagepa.
Quem sofre com o racionamento é a comerciante campinense Maria da Guia. Ela acumula água em baldes e tem que fechar a lanchonete nos domingos e segunda-feiras por causa da falta de água. "A gente junta a água nos baldes na quinta e na sexta-feira pra poder usar em casa até a terça-feira, quando a água volta. Agora com um dia a mais de corte vamos ter que juntar ainda mais".
Para ela, a ampliação é necessária, apesar do sofrimento. "Eu tenho que pensar no futuro da minha filha. Em toda a minha vida sofri muito com água e não quero que ela passe o mesmo daqui pra frente. Quem não usa a água direito, tem que se conscientizar ", afirma Maria da Guia, que defende punição para quem gasta água sem necessidade.

Com G1 PB
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

.

.