Seu novo portal de comunicação no Cariri Paraibano !

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Gerência de Saúde do Cariri registra 14 suspeitas de microcefalia na região




É cada dia crescente o número de casos suspeitos de microcefalia na Paraíba e no Cariri não é diferente. Há cerca de 10 dias, eram 9 casos, agora já são 14 apontados como suspeitos da doença na região.

De acordo com recentes estudos divulgados e confirmados pelo Ministério da Saúde, a microcefalia pode ter relação com a Zica Vírus, doença transmitida ao ser humano a partir do mosquito Aedes aegypti.

Dr. Marcelo Jackson, médico e secretário de Saúde de Serra Branca, alertou que não há outra saída para combater a Zica, a dengue e a Febre Chikungunya se não for evitando a proliferação do mosquito. Segundo ele, existe uma epidemia dessas doenças no Brasil na atualidade e quem tem a maior responsabilidade no combate a esse mal é a própria população.

Nesta terça-feira (01), a Secretaria de Saúde do Estado divulgou mais um boletim epidemiológico que apontou os casos suspeitos de microcefalia na Paraíba. No Estado são 248 casos suspeitos e destes 14 são no Cariri Paraibano.

Monteiro, maior município da região, registrou 6 casos, Alcantil, pequena cidade do Cariri Oriental, notificou outros dois. Já as cidades de Boqueirão, Caturité, Juazeirinho, São Domingos do Cariri, São José dos Cordeiros e Zabelê registraram um caso cada e a situação merece alerta.

Ainda de acordo com dados do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti – LIRAa, as cidades de Caraúbas, Livramento, Ouro Velho, Prata, São João do Tigre e Serra Branca estão em situação de risco para ocorrência de surto da dengue.
Perguntado também sobre o perigo de engravidar no momento, o médico Marcelo Jackson confirmou a pouca viabilidade da atual conjuntura, mas disse que essa deve ser uma escolha consciente por parte dos cônjuges.
                       

De Olho no Cariri
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

.

.